Quantcast

Os momentos de crise são fábricas onde nascem grandes ideias, construídas por empreendedores inconformados, verdadeiros criadores de criatividade.

Publicidade

Ao longo dos tempos, existem muitos exemplos, onde, em momentos de crise, surgiram ideias geniais, muitas das vezes devido à urgência de aceitar riscos e superar rapidamente as adversidades. São também momentos onde aceitamos mais rapidamente a mudança.

É sempre importante conhecer as suas histórias e a forma como encontraram as oportunidade, por esse motivo, escolhi alguns exemplos que na minha opinião são muito inspiradores e educacionais:

NUTELLA
Muitos de nós adoramos o sabor único da Nutella, e nem imaginamos que a receita nasceu num momento de grande crise, logo depois da segunda guerra mundial em Itália. Nessa altura, o cacau tinha um valor muito elevado e era muito escasso em todo o mundo. A ideia surgiu pelas mãos do confeiteiro Pietro Ferrero, que teve a ideia de criar um creme mais barato e acessível, feito com avelãs. O creme alcançou rapidamente muito sucesso, sendo muito popular em todo o mundo. Essa simples ideia deu origem ao grupo Ferrero, que apresenta um volume de negócios de 10 bilhões de euros, contando com 40 mil funcionários.

UBER
A Uber surgiu no final da crise de 2008, quando os empreendedores Garrett Camp e Travis Kalanick tiveram dificuldade em apanhar um táxi em Paris numa noite de mau tempo. A plataforma Uber é um dos exemplos mais populares no mundo dos negócios, onde muitas vezes se utiliza o termo “uberização” para expressar este novo formato empresarial, sustentado nas tecnologias digitais, que ligam directamente o consumidor ao fornecedor de serviços ou produtos, permitindo uma personalização nunca antes possível e oferecendo um serviço de forma independente. A Uber foi a grande impulsionadora da economia partilhada. Esta plataforma está atualmente avaliada em cerca de 82 mil milhões de dólares.

AIRBNB

A crise económica de 2008, originou uma maior aproveitamento do consumo, dando origem à economia partilhada, exemplo disso é a Airbnb. A história começou com os designers Brian Chesky, Joe Gebbia, colegas de faculdade que decidiram ir viver para a cidade de São Francisco em busca do sonho das startups. Com o passar do tempo eles estavam a passar por dificuldades financeiras, foi nesse momento que descobriram que ia acontecer um grande evento na cidade e que os hotéis estavam completamente esgotados. Viviam num apartamento e havia um espaço que estava vazio, que decidiram alugar aos participantes do evento. Esse foi o momento transformador. A partir dessa altura gostaram da experiência e criaram a maior plataforma de partilha de alojamento do mundo, avaliada em em 31 mil milhões de dólares.

Muitos dos negócios de sucesso global que conhecemos hoje, nasceram em momentos de crise e conseguiram prosperar rapidamente, porque acima de tudo, existiram empreendedores que conseguiram ver oportunidades e antecipar tendências.