Quantcast

A entrevista TOP do Startup Blog é com o Coach Empresarial Helder Gonçalves, CEO da Coaching 5.

Publicidade

Quem é o Helder Gonçalves?

O Coach Empresarial Helder Gonçalves, é alguém que ACREDITA na MUDANÇA e no CRESCIMENTO das Empresas e das Pessoas!

Cedo, tive o desejo de APRENDER a conhecer as Pessoas e o seu comportamento. Comecei a ler os livros de Psicologia que a minha mãe tinha em casa e a tentar descobrir o que MOVE os indivíduos! Isto aos 12 anos de idade!!!

Igualmente muito cedo, descobri o gosto pela COMUNICAÇÃO, pertencendo a uma colectividade, onde brincava ao teatro dos 9 aos 12 anos! E ainda, sou apaixonado pelo desporto, praticante de natação desde os 4 anos e corrida desde os 15.

Licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e com Pós Graduação em Gestão de Marketing. Na busca de novos desafios e crescimento pessoal e profissional fui mais além na formação e em Las Vegas recebo a Certificação Internacional como Coach. Revejo-me muito na frase que Gandhi proferiu “Sê a mudança que queres ver no mundo”. É o lema que me INSPIRA.

Como surgiu a ideia de criar a Coaching 5?

Após 11 anos como franchisado da ActionCOACH no Algarve, e a orientar empresários e empresas na região sul, decidi criar uma metodologia própria, onde exploro novas abordagens do Coaching Empresarial, mas agora a nível nacional. Os 360º da actividade de uma empresa, formam o CIRCULO PERFEITO de crescimento num ambiente económico sustentável! Proporcionar esse crescimento sustentável e contínuo num trabalho de EXCELÊNCIA para todas as empresas e os seus colaboradores, caracteriza a visão amplificada da Coaching 5.

Actualmente também estou a desenvolver o Coaching da Comunicação nas Empresas, onde o foco é produzir MAIORES conecções entre as Equipas de Trabalho, gerando um grau de COMUNICAÇÃO + elevado e um entendimento + sustentável entre TODOS!

Quais foram os desafios iniciais?

Inicialmente e como não era oriundo do Algarve, mas sim um alentejano, que viveu 20 anos em Lisboa e decidiu mudar-se para o sul do país; foi mais desafiante a implementação do conceito de coaching, por falta de contactos na região. Foi mesmo COMEÇAR do zero, LITERALMENTE.

Entenderem, o porquê e como um Coach de Negórios pode ser ÚLTIL e ACRESCENTAR VALOR às organizações com que trabalha, também foi um Trabalho de MENTALIDADES, face ao que era NOVO!!!

Mas, após entrar para um grupo BNI e estar envolvido com algumas associações empresariais locais e estabelecer o networking profissional, logo no 1º ano, as portas começaram a abrir-se! E ainda hoje, os primeiros contactos são parceiros de negócios, após 14 anos de actividade no coaching empresarial.

Quais são as tuas dicas para uma startup de sucesso?

Quando se inicia qualquer empresa, há 1º que TUDO, gostar BASTANTE daquilo que se vai fazer! A Palavra PAIXÃO, é muito IMPORTANTE na fase de arranque, bem como nas seguintes!
A FORMAÇÃO, igualmente é essencial! Mesmo que seja um licenciado em Gestão de Empresas! Cada sector de actividade tem as suas particularidades e há que ESTUDAR o mercado e a forma de lá chegar! O CONHECIMENTO é OURO na nossa era!

Estudar a concorrência e fazer o planeamento para os anos seguintes, incluindo um estudo de viabilidade financeira do projecto, é também CRUCIAL!

ESTARMOS SEMPRE actualizados, quer com as novidades do sector onde operamos, quer com as novas tecnologias que estão a revolucionar o mercado como a IA – Inteligência Artificial.

E acima de tudo, nos 1ºs tempos da empresa, haver muita RESILIÊNCIA, quer para a implementação da mesma, quer no ACREDITAR que se é CAPAZ! Pois vão existir alguns contratempos naturais no percurso e crescimento do negócio.

Fala-me do novo produto da Coaching 5 Comunica Pro?

O Programa Premium COMUNICA PRO, com início a 16 de Abril, é dirigido a Empresários, Líderes de Departamentos, e também Líderes em EVOLUÇÃO. É um Programa de 3 meses, onde TODOS são peças FUNDAMENTAIS para completarem o PUZZLE da Árvore Estruturada da Comunicação!

Esta MOLDURA diferenciada da Comunicação Interna nas Empresas, pretende ser 1 FORTE complemento, ao verdadeiro apoio vitamínico e estrutural no dia a dia de trabalho de qualquer Organização. Com um conjunto de 10 módulos, divididos em 5 estações, este Programa Premium, vai estar disponível apenas para 1 Grupo RESTRITO, a ser seleccionado em entrevistas individuais!

Ao longo da minha carreira como Coach Emprersarial, detectei GRANDES LACUNAS nas Empresas ao nível da Comunicação Interna, quer da parte dos próprios Empresários, quer por parte dos Líderes dos vários departamentos, ao comunicarem com as suas Equipas!

O maior diferencial neste Programa, é ENSINAR de forma lúdica e dinâmica, como criarem e desenvolverem 1 sistema interno de comunicação, baseado num MAPA de uma árvore, onde projectam o SEU PLANO estruturado de Comunicação de forma individualizada, mas com o apoio de um grupo! “É algo ÚNICO na forma de o fazer: SIMPLIFICAR + UNIFICAR = COMUNICAR”.

Quais são os próximos passos da Coaching 5?

A Coaching 5 está a reforçar a sua presença no mercado, com produtos e SERVIÇOS BASTANTE DIFERENCIADORES, apostando numa dinâmica de Coaching cada vez + PRÓXIMA das Pessoas e Organizações.

Desta forma, tudo leva a crer que a equipa será aumentada, bem como a estrutura de parceiros de negócios para dar resposta às solicitações de mercado.

Este é um crescimento gradual e natural! Queremos dar a contínua QUALIDADE da marca Coaching 5 aos nossos Clientes!