Quantcast

O poder de formar opiniões confiáveis num ou em vários nichos de mercado nas redes sociais tem cada vez mais impacto na sociedade.

Publicidade

A Internet possibilitou uma série de novidades e inovações globais, uma das mais importantes foram as redes sociais, fazendo com que qualquer pessoa tenha a oportunidade de criar e partilhar os seus conteúdos de uma forma simples e rápida para pequenas ou grandes comunidades.

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que ganharam popularidade nas redes sociais. Estes influenciadores criam uma grande variedade de conteúdos que acabam gerando um elevado número de seguidores que acompanham as suas actividades com grande interesse e eventualmente partilham com outras pessoas. Estes famosos digitais destacam-se pela criação de conteúdos com grande impacto nas redes sociais e blogs, chegando a diversos públicos.

Os micro influenciadores digitais são pessoas aparentemente comuns que têm uma boa reputação num nicho específico. Possuem, em média, entre 5 a 50 mil seguidores nas redes sociais e geram normalmente mais identificações e, consequentemente, mais atenção e engagement. Destacam-se na partilha e criação conteúdos que gostam de uma forma natural e atraem pessoas com os mesmos interesses. A maioria torna-se ou é especialista numa determinada temática muito específica, atraindo dessa forma as marcas do mesmo segmento de mercado.

Com menos seguidores comparativamente aos grandes influenciadores digitais, mesmo assim, os micro influenciadores digitais conseguem bons desempenhos. Vários estudos mostram que os micro influenciadores têm muito mais poder de persuasão do que as celebridades digitais. Os seguidores identificam-se mais com os micro influenciadores e estão mais propensos a seguir uma recomendação sua, do que um grande influenciador.

A utilização dos micro influenciadores digitais é cada vez mais forte nas estratégias de marketing digital das marcas, tornando-se cada vez mais frequente devido aos resultados gerados.

A força invisível dos micro influenciadores digitais é cada vez mais visível e vão ser os grandes impulsionadores da comunicação online no futuro.