Já estão escolhidos os melhores projetos da 10º edição do concurso Montepio Acredita Portugal que pretende ajudar os empreendedores a desenvolverem ideias de negócio.

Publicidade

Os 21 finalistas são:

Categoria Empreendedorismo Social:

Stop Bullying – O conceito de bullying é apresentado às crianças na idade pré-escolar através da Cegonha Marcolina. Com um livro e um jogo de tabuleiro, são desenvolvidos métodos e comportamentos positivos nas crianças a partir dos 3 anos para prevenir e combater o bullying, com base em atividades e desafios divertidos.

Ruralizar – Projeto que cria uma ligação entre a cidade e o meio rural e, com isso, promove um lifestyle mais saudável e equilibrado sem exigir uma mudança radical de vida. O produto final consiste na aquisição de uma propriedade a baixo custo e sem burocracias: um terreno rústico reabilitado, equipado e pronto a usufruir.

Reflora Initiative – Plataforma que dá resposta à urgência climática com base em projetos de reflorestamento e emissão de créditos de carbono. Estes são disponibilizados na plataforma para entidades que procuram instrumentos que não exijam a reestruturação imediata do modelo de negócio para atingir a neutralidade de carbono.

Categoria Brisa Mobilidade 2020:

BipBip – Plataforma inteligente e gratuita angariadora de clientes, que sabe a todo o momento quais os camiões vazios, as rotas e a sua localização. Desta forma há um matching entre o pedido do cliente e o camião vazio mais próximo que percorre essa rota. Conseguem-se assim ofertas rápidas e acessíveis para o cliente, rentabilizando as frotas para os transportadores. BIPBIP 24/7 amiga do ambiente.

bam•bu bicycles – Marca de bicicletas de bambu, com a missão de inspirar viagens épicas e experiências únicas, promovendo o bem-estar e a mobilidade sustentável em Portugal. As bicicletas são construídas com materiais sustentáveis, sendo o quadro inteiramente de bambu, reduzindo a pegada de carbono.

ChargeSurfing – Rede privada para carregamento de veículos elétricos. Sem cartões, internacional, compatível com todas as marcas de carregadores e veículos. Qualquer pessoa com a localização adequada em qualquer parte do mundo pode aderir à rede e tornar-se um host para a mobilidade elétrica apoiando a transição energética e rentabilizando o respetivo espaço.

Categoria K.Tech:

Dime – Projeto que pretende transformar o mercado de talento desportivo. É a rede social que reinventa a forma como os jogadores exibem as suas características digitalmente – através de momentos em vídeo – usando inteligência artificial para balancear a procura e oferta de talento, numa escala global.

UaiNot – Serviço de subscrição que dá acesso a uma plataforma com milhares de ofertas de parceiros no formato 2 por 1, traduzindo-se assim num guia de lifestyle onde os utilizadores descobrem novos sítios e experiências para partilhar, gastando menos dinheiro.

ConduMeet – Plataforma digital que visa “descomplicar” a gestão e acompanhamento do(s) condomínio(s) através da colaboração dos vizinhos, aproximando-os em torno de algo comum, para unir quem as paredes separam.

Categoria H2O inovação by Águas de Gaia:

SCEMAI – Procura a maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados, permitindo a otimização da produção.

Pavimento Drenante Modular – Atende a sete objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, devolve a permeabilidade ao solo, reduz de despesa no tratamento de águas pluviais, permite flexibilidade arquitetónica e melhora o microambiente.

More Water / RacionaLUSO – Coleta, tratamento e reuso de água e energia.

Categoria Geral | Innovation:

ECART – Projeto de ajudas técnicas para apoio a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, através de um produto inovador.

Unit Layer – Projeto que pretende estudar o efeito da microgravidade em genoma humano e células cancerígenas, utilizando veículos aeroespaciais, de forma a analisar as condições e alterações nas mesmas em prol de uma alternativa terapêutica para uma patologia prevalente e letal como é o cancro.

Mized – Proteções para desportos de combate customizadas, isto é, personalizáveis ao nível do design e tamanho (feitas à medida). Pretende-se incluir mais mulheres no mundo dos desportos de combate, e ajudá-las com a sua performance e proteção através deste produto.

Categoria Geral | Produto:

4bites – Serviço de subscrição de diversos snacks realmente saudáveis, personalizados ao universo do cliente e entregues onde este mais necessita. Como? Apontando preferências e sabores, o algoritmo de AI personaliza a experiência, recebe-se em recorrência as Bites, possibilidade de dar feedback e aceder ao youniverse.

Cinderela Shoes – Loja online dedicada exclusivamente a calçado de senhora tamanhos 32 ao 35. Projeto pensado na necessidade de mulheres que por terem pé pequeno se veem limitadas aos modelos disponíveis nas seções infantis. Saltos altos eram apenas um sonho inacessível exposto numa montra. A Cinderela Shoes realiza sonhos!

Móvel ao Quadrado – Propõe uma linha de mobiliário, baseada na simplicidade construtiva e na facilidade de desmonte e transporte, que consiga responder às necessidades de uma clientela – “millennials” – que necessita de estar preparada para migrar em consequência de necessidades laborais, sem que para isso tenha de prescindir de um lar que possa caraterizar à sua imagem.

Categoria Geral | Educação:

Growappy – Solução web e mobile que moderniza a educação infantil ao facilitar o dia-a-dia nas escolas, ao simplificar a sua gestão, a comunicação com os pais, o registo e partilha das rotinas diárias e aprendizagens das crianças de uma forma inovadora e em tempo real.´

Bantulang – Plataforma de aprendizagem que encurta a distância cultural Europa-África, permitindo a falantes de Português e Inglês aprender línguas e culturas africanas de origem Bantu enquanto possibilita a falantes nativos dessas línguas africanas serem criadores de conteúdo e/ou tutores.

OnDrive – O ensino da condução não mudou até hoje. A OnDrive é uma plataforma educativa digital, com aulas interativas, intuitivas e de qualidade, divididas por tópicos e disponíveis 24/7, para o aluno as ver onde, quando e como quiser. Será possível garantir a sua assiduidade e os tópicos onde têm mais dificuldades.

Estes 21 projetos vão agora passar por um Programa de Aceleração de dois meses, coorganizado com a Cron.Studio – parceira estratégica e operacional da Acredita Portugal – e que contará com Diogo Bhovan, CEO da empresa, como Formador e Mentor Principal deste Programa. Além das Masterclasses na área do Empreendedorismo e Inovação e das Sessões de Mentoria que Diogo Bhovan irá proporcionar aos finalistas do concurso, estes terão ainda acesso à Rede de Mentores da Acredita Portugal e a um conjunto de especialistas em temas tão importantes como “Enquadramento Jurídico e Fiscal das Empresas”, “Propriedade Intelectual”, “Marketing Digital”, “Formas Alternativas de Financiamento”, entre outros.

Adicionalmente, os projetos vencedores recebem um enorme pacote de serviços, destinados a apoiar a sua entrada ou consolidação no mercado e acesso a vários espaços de incubação. Os vencedores serão conhecidos numa gala de entrega de prémios, que irá ter lugar em setembro, uma iniciativa que este ano se realiza num formato 100% online.

Os projetos foram selecionados baseados no seu pitch, que contou com grupos de jurados especializados, integrado, entre outros, por José Vale, Diretor de Inovação e Empreendedorismo do IAPMEI, Nelson Pimenta, Diretor Digital do Grupo Renascença Multimedia e Davide Catarino, Business Angel na Red Angels.

Para além destes, foram destacados outros projetos, que devido ao seu alto potencial receberam menções honrosas: Hood Comunity, Sim Somos capazes, Aurora Lights, Meduse, Smartex, Petify, Rooting Tech, healTkids, Roboadvisor4u

Os finalistas da 10ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal serão conhecidos na Gala Final online, que irá decorrer de 14 a 20 de Setembro de 2020.