Vivemos a maior experiência de trabalho remoto de sempre, onde várias empresas e serviços públicos estão a recorrerem a este modo flexível de trabalho devido ao Covid-19.

Existe várias ferramentas que permitem facilitar a utilização do teletrabalho de uma forma eficiente e produtiva, nesse sentido, criei uma lista que na minha opinião, são essenciais:

Trello
É uma ferramenta que facilita a organização das nossas tarefas ou projectos, através de um simples interface baseado em cartões. Possibilidade criar para cada tarefa ou projecto uma lista com vários cartões com vários tipos de informações. Cada cartão permite conter fotografias, listas, etiquetas, datas de entrega, votações, calendários e adicionar utilizadores para colaborar em equipa. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem três versões: Grátis, Business Class e Enterprise.

Asana
O Asana é uma aplicação projectada para ajudar as equipas na organização do trabalho, possibilitando criar relatórios muito completos de todos os seus dados.
Com uma organização das tarefas em forma de lista ou em kanban, ambas são muito simples de utilizar e permitem uma fácil edição. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem três versões: Grátis, Business Class e Enterprise.

Slack
É uma plataforma onde as equipas trabalham em canais, que centraliza o envio de mensagens, ferramentas e arquivos. Facilita a otimização e organização do tempo do trabalho em equipa, possibilitando a criação de canais com vários objectivos. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem quatro versões: Grátis, Padrão, Plus e Enterprise Grid.

Zoom
No teletrabalho é muito importante realizar reuniões virtuais, para essa função, existe a Zoom, uma plataforma online que possibilita organizar reuniões até mil participantes. A Zoom têm várias funções disponíveis, onde destaco a função de gravação da reunião, possibilitando guardar para arquivo ou partilhar com pessoas que não participaram na reunião. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem quatro versões: Gratuito, Profissional, Corporativo e Empresarial.

Skype
A mais conhecida aplicação de videoconferência é também uma das melhores ferramentas de teletrabalho, possibilitando para além de fazer reuniões em áudio ou vídeo e enviar mensagens realizar chamas internacionais para telefones com tarifas acessíveis entre outros recursos. O Skype é muito intuitivo e simples de utilizar, utilizo há vários anos e recomendo. Está disponível online, Android, iOS, OSX e Windows e tem uma versão gratuita com capacidade de videochamadas até 50 pessoas.

O teletrabalho vai ser utilizado por centenas de milhões de pessoas por todo o mundo por necessidade, já era um grande sucesso antes e uma tendência em crescimento e vai ter um grande impulso nos próximos anos.