Quantcast

A proliferação dos meios digitais e a sua facilidade de utilização veio permitir a criação de novas profissões, como a de influenciador digital.

Publicidade

O desenvolvimento tecnológico, em particular a Internet, veio permitir o acesso rápido e em grande escala a todo o tipo de informação, criando necessidade de haver filtragens, que podem ser por meio de motores de busca ou nas redes sociais através da partilha de conteúdos e opiniões dos seus utilizadores.

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que ganharam grande popularidade nas redes sociais. Estes influenciadores criam uma grande variedade de conteúdos que acabam gerando um elevado número de fãs que seguem as suas actividades com grande interesse e eventualmente partilham com outras pessoas.

Estas celebridades digitais destacam-se pela criação de conteúdos criativos para os seus blogs e nas redes sociais que atingem diversos públicos e que normalmente falam sobre temáticas genéricas, como a sua própria rotina diária.

Segundo estudos recentes, o mercado de publicidade digital em Portugal deverá chegar aos 170 milhões de euros, com os influenciadores digitais a ganhar cada vez mais importância. O recurso ao marketing de influência é uma tendência em grande crescimento e muito procurada pelas empresas, principalmente em nichos de mercado muito difíceis de alcançar.

Em conjunto com factores sociais, culturais e de motivação pessoal, os influenciadores digitais estão entre os elementos decisivos no momento de uma compra permitindo uma aproximação entre uma marca e o seu publico alvo. Vários estudos demostram que a maioria dos consumidores utilizam as redes sociais como guia nas decisões de compra, o que torna os influenciadores digitais mais importantes neste processo.

Os influenciadores digitais são a profissão do futuro, numa nova geração, cheia de ferramentas digitais. Esta nova profissão é cada vez mais desejada e valorizada, havendo já formações específicas nesta área nas universidades. Bem-vindos à Era Digital!