Quantcast

O nosso mundo está a mudar a um ritmo alucinante. Estamos a testemunhar uma nova revolução industrial, na qual os avanços tecnológicos e científicos se sucedem, tendo um impacto disruptivo.

Publicidade

Na liderança desta grande mudança encontram-se os empreendedores, capazes de identificar um problema e convertê-lo numa oportunidade. São indivíduos criativos, corajosos e extremamente persistentes, que não têm medo de arriscar para terem a oportunidade de mudar o futuro e criar projetos que impactem positivamente a vida das pessoas.

Uma das características dos empreendedores é a busca permanente pela inovação. O facto de estarem constantemente à procura de novas ideias mostra uma capacidade ativa na sociedade. Isso faz com que surja uma abordagem de mudança de comportamentos mais rápida e participativa.

A cultura empreendedora está cada vez mais enraizada na nossa sociedade, ocupando um lugar de destaque constante nos meios de comunicação social, que frequentemente destacam as histórias de sucesso de empreendedores notáveis. Muitos desses empreendedores de sucesso alcançaram um estatuto de celebridade global, em grande parte devido às suas ideias inovadoras que revolucionaram a forma como vivemos e nos comunicamos.

O empreendedorismo começa a estar presente na educação nos países mais desenvolvidos, em diversos níveis de ensino, mas principalmente nas universidades, onde muitas se destacam por apostarem nessa vertente com a criação de incubadoras de startups e uma forte ligação com o meio empresarial.

Um dos aspetos desta mudança é a preparação para encontrar dificuldades a qualquer momento e enfrentar riscos, tentando assustar o medo de errar, de forma que, quando isso acontecer, seja um momento de aprendizagem. A ausência de erros no empreendedorismo é, na maior parte das vezes, sinónimo de carência de inovação e de risco, por isso mesmo, deve ser encarada de uma forma mais positiva.

Ser empreendedor está ao alcance de todos. Não se resume apenas à criação de empresas, mas sim a uma atitude e busca constante por novas ideias, ter iniciativa, agir e sempre pensar de forma diferente. São esses elementos que contribuem para uma sociedade melhor, na qual todos podem participar ativamente na mudança.

O interesse crescente pela cultura empreendedora está a mudar mentalidades, mostrando novas realidades e abrindo caminhos que nunca antes foram explorados.