O marketing digital está a crescer a um ritmo acelerado, assumindo um papel crucial nas estratégias de comunicação das empresas e das suas marcas, tornando-se um dos principais pilares para o sucesso dos negócios.
Numa constante evolução, o marketing digital enfrenta diversos desafios, maioritariamente associados à ligação entre as marcas e o seu público-alvo, sendo crucial identificá-los para garantir o sucesso das estratégias de comunicação.
Diminuição do alcance orgânico
O número de negócios que descobrem nas redes sociais uma plataforma excelente para promoverem os seus produtos ou serviços e captarem e fidelizarem clientes está a crescer exponencialmente. Como resultado, a quantidade de conteúdo gerado aumentou significativamente, tornando-se cada vez mais difícil destacar-se da multidão.
Com o aumento do número de páginas e perfis, as redes sociais implementaram filtros cada vez mais rigorosos, utilizando algoritmos baseados em inteligência artificial capazes de selecionar o conteúdo mais relevante para cada utilizador, privilegiando sempre os perfis em detrimento das páginas.
Para superar este desafio, as empresas devem implementar estratégias de marketing digital bem estruturadas e investir em campanhas para alcançar o seu público-alvo. É essencial recorrer a profissionais qualificados e agências especializadas e certificadas em marketing digital para obter bons resultados.
Supremacia do Google
O Google domina o mercado dos motores de busca com uma quota de cerca de 90 por cento, sendo também o web site mais visitado do mundo, tornando-se dessa forma um destino, em vez de uma plataforma de descoberta.
As funções internas do Google, que variam desde a resposta a diversas perguntas, área dedicada às compras ou notícias, fazem com que seja menos necessário usar um web site externo, mantendo os utilizadores dentro da sua plataforma.
Este desafio deve ser encarado de uma forma construtiva, implementando várias estratégias baseadas em marketing de conteúdos para melhorar o alcance e notoriedade da marca. Se tiver uma loja online deve utilizar o Google Shopping, para garantir a visibilidade dos seus produtos e implementar uma estratégia de SEO em permanência adaptada às atualizações do algoritmo de pesquisa.
Utilização da inteligência artificial
A utilização da inteligência artificial no marketing digital vem ganhando destaque e tornando-se cada vez mais fundamental para o sucesso das estratégias de comunicação digital, sobretudo na melhoria da experiência do cliente com base em seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais.
Podemos utilizar a inteligência artificial nas mais diversas formas, na machine learning, como forma de alimentar a inteligência artificial, fazendo com que seja possível algoritmos aprenderem a tomar decisões de uma forma autónoma, melhorando a segmentação dos anúncios, geração de leads e a otimização de pesquisa, um exemplo são os assistentes pessoais digitais.
Para ultrapassar esse desafio, é preciso investir em formação permanente na área e criar uma estratégia adaptada às necessidades de cada marca, compreendendo e prevendo melhor o utilizador e respondendo às suas necessidades.
Estes são os principais desafios que, na minha opinião, enfrentará o marketing digital nos próximos anos, desafios que devem ser encarados de uma forma positiva para que o sucesso seja alcançado.