A economia mundial está em grande transformação, onde as moedas digitais ganham grande destaque pela sua abrangência e implementação.

Publicidade

Num mundo em plena transformação digital, as criptomoedas e a tecnologia de blockchain que está na sua base começaram a fazer parte da nossa vida de uma forma cada vez mais permanente, desde jogos online, pagamentos, registar e rastrear informações entre outras formas. O sucesso das moedas digitais teve recentemente um grande impulso, pela primeira vez na história houve um país, o El Salvador, que declarou o bitcoin como moeda oficial, a primeira e a maior moeda digital descentralizada.

Existem milhares de criptomoedas, com os mais diversos objectivos, todas têm em comum a metodologia blockchain, uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança, pode parecer muito complexa, mas o seu conceito é simples. São bases de dados compartilhadas com a função de criar um índice global para todas as operações que ocorrem num determinado mercado.

A tecnologia blockchain, para além das criptomoedas, começa a estar presente nas empresas, possibilitando uma maior transparência nos processos, como, por exemplo, a validação de documentos por meios digitais, como contratos de serviços, venda ou aquisição de imóveis, ações e dos mais diversos bens. As moedas digitais têm um grande potencial de crescimento, fazendo com que este mercado seja atualmente valorizado em cerca de 1,3 biliões de dólares.

As criptomoedas e o blockchain vieram para ficar e já estão a mudar as nossas vidas, criando soluções para vários problemas.