O empreendedorismo é um dos principais impulsionadores do desenvolvimento social, através da criação de emprego e inovação, a melhor forma de combater as crises económicas.

Publicidade

Empreender não se trata necessariamente da criação de um negócio, mas ter iniciativa e audácia. Pessoas de todas as idades possuem sonhos, o caminho pela conquista desses sonhos é o que determina ser uma pessoa empreendedora.

Na minha opinião, estas serão as principais tendências de empreendedorismo para o próximo ano:

Empreendedorismo sustentável

Considero ser a maior tendência para o próximo ano, devido à preocupação crescente com o impacto das actividades humanas no ambiente. Este tipo de empreendedorismo está diretamente ligado à promoção de novos produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, pressentindo a criação de novos modelos de negócio.

O conceito de empreendedorismo sustentável baseia-se também nos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável serem atingidos até 2030, uma agenda mundial criada pela ONU, que inclui, por exemplo, o combate às alterações climáticas, a garantia de saúde, bem-estar, educação, igualdade de género, o consumo e produção responsáveis.

Nómadas digitais

Os nómadas digitais são profissionais que trabalham online, sem necessidade de estarem num escritório. Estes profissionais têm a liberdade de poderem estar em qualquer parte do mundo, desde que haja uma boa ligação à internet. Este é um estilo de vida que está muitas vezes ligado à tecnologia e que atrai bastante os jovens.

Nos últimos anos, o trabalho remoto tem ganho força em algumas organizações da área tecnológica, mas sempre com algumas resistências. A pandemia veio mudar tudo. Houve a necessidade não intencional do teletrabalho em grande escala, vivenciada globalmente por centenas de milhões de pessoas, o que permitiu descobrir as suas vantagens e desvantagens, levando muitos profissionais e empresas a escolherem continuar nesta modalidade de trabalho.

Educação Online

Continua a ser uma das maiores tendências da actualidade, que tem apresentado um grande crescimento, tornando-se cada vez mais acessível e fácil de implementar. É a melhor forma de democratizar o conhecimento.

O desenvolvimento tecnológico e o crescimento da internet têm sido os grandes impulsionadores da educação online, tornando-a mais interativa e aumentando a sua utilização. No futuro, muito próximo, a maioria da educação será online e disponível a qualquer momento.

Estas são as três tendências que vão fazer a diferença no próximo ano na área do empreendedorismo e impulsionar a criação de negócios.