O Marketing Digital tem um impacto enorme nas organizações, sendo cada vez mais indispensável a sua utilização, estar informado das suas principais tendências é fundamental para uma definição clara e objectiva das estratégias de comunicação.

Publicidade

Como é tradição, decidi novamente escolher e analisar as principais tendências de marketing digital para o próximo ano:

TikTok

É a grande rede social do momento em todo o mundo com mais de três mil milhões de downloads, pelo que considero ser uma das grandes tendências em termos de marketing digital para o próximo ano.

Um dado importante a ter em conta, para além do sucesso em termos de utilizadores, também apresenta grandes resultados financeiros, conseguindo receitas brutas de 2,5 mil milhões de dólares, obtidas maioritariamente através das receitas de publicidade. Esta rede social é muito mais do que uma simples plataforma de vídeos divertidos, quer conquistar o mundo captando e apresentando a criatividade, conhecimento e momentos únicos.

O TikTok é altamente viciante e divertido, vai continuar a apresentar níveis altos de crescimento e é, sem dúvida, uma rede social a ter em conta nas estratégias de comunicação das organizações.

Clubhouse

É uma das redes sociais mais populares do momento e a que apresenta uma abordagem diferenciada devido a funcionar exclusivamente com áudio.

O Clubhouse é baseado em chats de voz, aqui não se publica fotografias, vídeos e nem textos. Todo o seu funcionamento é baseado em áudio ao vivo. Neste momento, qualquer pessoa pode criar uma conta e ter seguidores e seguir outros utilizadores, pode também aderir e criar salas de conversação e receber notificações sobre conversas dos seus interesses.

Como é uma plataforma muito recente, ainda não existem ferramentas para criar campanhas, mas pode ser utilizada por organizações para criar salas de conversação sobre os seus produtos e serviços, sendo uma grande tendência para o próximo ano.

Inteligência Artificial

Uma das principais tendências nos próximos anos funciona com base em algoritmos, que permitem às máquinas aprenderem sem serem explicitamente programados para esse fim.

A inteligência artificial é hoje em dia utilizada nas mais diversas formas, como no Predective Customer Intelligence, que personaliza a experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais.

Estas são as três tendências principais que, na minha opinião, vão fazer a diferença no próximo ano na área do marketing digital e impulsionar em grande escala os resultados das organizações.