Principalmente impulsionada pela pandemia, a transformação digital está em grande crescimento e a mudar completamente a sociedade e a economia.

Publicidade

Primeiro de tudo, é importante perceber o que é a transformação digital, um processo que usa a tecnologia para melhorar o desempenho de uma organização, aumentando os resultados, focados na melhoria dos processos.

As regiões do interior representam dois terços do território nacional, contudo, metade da população reside em 5 por cento do território, o que representa uma grande desertificação.

A transformação digital é um grande contributo para combater a desertificação do interior, com impactos a se fazerem sentir principalmente com a implementação do teletrabalho nas empresas, permitindo aos colaboradores trabalharem em locais do interior, usando meios digitais.

Outros dos impactos positivos sente-se na deslocalização das empresas para o interior, incentivadas por melhores condições fiscais e por uma melhor cobertura de internet de banda larga.

A mudança de alguns negócios já existentes no interior também são grandes impulsionadores de impactos positivos, como, por exemplo, empresas ligadas a agricultora que utilizam a tecnologia para melhorar os processos de produção e as plataformas digitais para venderem directamente ao consumidor final.

Outros impactos positivos são os novos negócios que estão a surgir no interior, com grande componente tecnológica e sem necessidade de uma localização privilegiada. Estes negócios escolhem estas regiões por terem melhores condições de vida para os seus colaboradores e por permitirem um estilo de vida mais calmo.

O mundo está cada vez mais global e interligado, com a economia em plena transformação digital, onde o interior ganha grande destaque e pessoas.