Os momentos de crise são grandes impulsionadores de novas oportunidades, criadores de empreendedores de qualidade que sabem aproveitar a onda para lançarem novas startups.

Publicidade

Nestes momentos devemos ter sempre uma atitude muito activa na procura de novas oportunidades, porque elas vão aparecer com muito mais frequência, bastando ter uma mente aberta e uma visão estratégica a longo prazo.

São também nestes períodos que aumentam os incentivos económicos para a criação de novos negócios, criação de emprego e de projectos nas mais diversão áreas.

Nesse sentido, criei uma lista de dicas para lançamentos de novas startups:

Ideia de negócio de sucesso

A primeira etapa é sempre encontrar uma ideia de negócio com potencial de crescimento e rentável. Saber as tendências de mercado é um factor muito importante que vai ajudar em encontrar a melhor ideia para uma startup de sucesso.

Crie um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento de planificação e organização que vai detalhar o negócio, tendo em conta os objectivos. Aqui vamos mostrar mostrar a viabilidade financeira da ideia sobre vários pontos de vista. É um verdadeiro mapa, que é uma grande ajuda na fase inicial de qualquer startup.

Estrutura base de um Plano de Negócios

1. Sumário executivo;
2. O histórico da Companhia e/ou dos promotores;
3. O mercado subjacente;
4. A nova ideia e o seu posicionamento no mercado;
5. O Projeto/ Produto/ Ideia;
6. Estratégia Comercial;
7. Projeções Financeiras;
8. Gestão e controlo do negócio;
9. Investimento necessário

Marketing

O investimentos em marketing é um dos factores mais importantes a ter em conta quando lançamos uma nova startup, ele vai permitir divulgar a nossa ideia no mercado, atrair e fidelizar clientes. Aqui deve-se ter sempre em conta a definição do público-alvo e a forma como será transmitida a mensagem.

O investimento nesta área deve ser sempre numa perspectiva de médio e longo prazo para se conseguir de uma forma sustentável obter bons resultados, e acima de tudo, notoriedade e credibilidade no mercado.

Estas são as 3 dicas fundamentais para quem crer lançar uma startup de sucesso.