Vender online tornou-se importantíssimo no momento desafiante em que vivemos, uma oportunidade para muitos negócios se expandirem e chegarem a mais clientes.

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Tenho constatado muitas dificuldades nesta matéria, principalmente em pequenas marcas, que, devido aos recursos mais limitados, tornam todo o processo mais desafiante.

Com base nas dúvidas que tenho recebido nos últimos meses, reuni algumas dicas para as marcas venderem online com sucesso.

Melhor forma de vender online

Escolher a melhor forma de vender online é fundamental para o sucesso, por esse motivo é necessário ter muita atenção nesta etapa. Destaco três forma de vender online. A primeira é utilizar um marketplace, as plataformas que reúnem várias lojas num só local e que cobram uma percentagem por cada venda (exemplos: Etsy, Farfetch e Dott).

A segunda forma é através do aluguer de uma loja online já desenvolvida. Estas lojas têm um custo mensal normalmente baixo, mas algumas limitações em termos de personalização (exemplos: Shopk.it, wix.com eweasy.io).

Por último, uma loja online própria, a forma mais profissional que permite uma experiência de venda única e totalmente personalizada tendo em conta a sua marca. Esta solução apresenta custos mais elevados, mas possibilita uma melhor visibilidade dos produtos e da marca.

Sistemas de shopping no Instagram e Facebook

São as duas principais redes sociais usadas pelas marcas para comunicarem online, que podem ser usadas como extensão das lojas online através da integração com os seus sistemas de shopping, permitindo que identifiquem os seus produtos em fotografias e conteúdos publicados.

Estas integrações são efetuadas através da criação de catálogos do gestor de negócios do Facebook. No futuro, estas funções vão incluir o Whatsapp e Messenger, possibilitando ao cliente entrar em contato com a marca para fazer perguntas, acompanhar o pedido e conseguir algum tipo de suporte de uma forma simples e rápida.

Os melhores métodos de pagamento

Quando se compra online, os métodos de pagamento são decisivos, tornando toda a experiência de aquisição de um produto mais simples e agradável. Num mundo global e conectado, onde podemos comprar tudo à distância de um clique sem sair do conforto do sofá, as formas de pagamentos ganham destaque pela segurança, variedade e abrangência.

É preciso ter em conta os métodos mais usado pelos clientes, para decidirmos os que utilizar. No mundo, os principais métodos de pagamento das lojas online são o PayPal e o Alipay. Em Portugal, o principal método de pagamento utilizado é o PayPal, seguindo-se o Multibanco e os cartões de crédito virtuais. Na minha opinião, todas as lojas online em Portugal devem ter o PayPal, Multibanco e MBway, este último é dos que mais cresce no nosso país.

Estas são as três principais dicas para ajudar as marcas a vender online com sucesso, independentemente do tamanho e dos valores de investimento. Nunca podemos esquecer que, em momentos de crise, surgem novas oportunidades.