Quantcast

O empreendedorismo é um dos principais fatores de criação de emprego e inovação, sendo neste momento a melhor forma de combater a crise económica.

Publicidade

Empreender não se trata necessariamente da criação de um negócio, mas ter iniciativa e audácia. Pessoas de todas as idades possuem sonhos, o caminho pela conquista desses sonhos é o que determina ser uma pessoa empreendedora.

Para fomentar o espírito empreendedor, reuni as principais tendências de empreendedorismo para o próximo ano:

Educação Online

Considero uma das maiores tendências para o próximo ano, que tem apresentado um grande crescimento, tornando-se cada vez mais acessível e fácil de implementar. É a melhor forma de democratizar o conhecimento.

O desenvolvimento tecnológico e o crescimento da Internet têm sido os grandes impulsionadores da educação online, tornando-a mais interativa e aumentando a sua utilização. Já era uma tendência em crescimento, que neste momento, devido à pandemia, teve um impulso inimaginável.

No futuro, muito próximo, a maioria da educação será online e disponível a qualquer momento.

Produtos artesanais

Uma tendência com elevado crescimento nos últimos anos que não tem tido muita projeção mediática, mas com impacto na nossa sociedade, contribuindo cada vez mais para a criação de novos negócios de sucesso.

As pessoas gostam cada vez mais de serem diferentes, ter produtos personalizados, únicos de pequenas produções, os quais são cada vez mais procurados, criando uma grande oportunidade de negócio.

Os produtos artesanais como as cervejas, queijos, sabonetes, perfumes, roupas e jóias são alguns exemplos que se destacam pela qualidade superior.

Artigos em segunda mão

Os negócios relacionados com artigos usados estão em grande expansão, este tipo de negócio ganha relevo principalmente em momentos de crise onde as famílias contam com menos dinheiro e aumentam os níveis de poupança, procurando produtos com valores mais baixos.

Os negócios em segunda mão relacionados com telemóveis e roupa são os que mais se destacam, com vários exemplos de lojas de sucesso especializadas neste tipo de produtos.

Estas são as três tendências que, na minha opinião, vão fazer a diferença no próximo ano na área do empreendedorismo e impulsionar a criação de negócios em Portugal e no mundo.