André Jordão foi a vencedor do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor 2020, criado pela Startup Lisboa e eleito o empreendedor do ano.
O fundador da Startup Barkyn, plataforma subscrição para animais de estimação que inclui alimentação personalizada e veterinário à distância, recebe um prémio no valor de 10 mil euros.
A distinção têm como objetivo premiar e apoiar empreendedores que se tenham destacado pelo seu desempenho na fase de criação ou de expansão dos seus negócios e homenagear João Vasconcelos, diretor durante os primeiros quatros anos de atividade da incubadora Startup Lisboa.
Nesta segunda edição, o prémio teve uma amplitude nacional, possibilitando concorrer empreendedores nacionais ou estrangeiros com negócios em Portugal.
Houve mais de 50 candidaturas de empreendedores ao prémio, sendo selecionadas 10 para o pitch final, baseado em cinco critérios: visão e estratégia, resiliência, contributo para o ecossistema empreendedor nacional, liderança e gestão de equipa, crescimento e penetração internacional.
Os empreendedores finalistas que fizeram o pitch na final foram: André Jordão (Barkyn), António Trincão (Youcanevent), a dupla Fabiana Clemente e Gonçalo Martins Ribeiro (YData), Hélder Silva (Newton.ai), Hugo Venâncio (REATIA), Marcelo Lebre (Remote), Nuno Brito Jorge (GoParity), Nuno Fonseca (Sound Particles), Ricardo Costa (LOQR) e Sebastião Queiroz e Mello (The Code Venture Group).
Esta edição do Prémio contou com o apoio financeiro dos fundadores da Startup Lisboa – Câmara Municipal de Lisboa, IAPMEI e Montepio Geral.