A proliferação dos meios digitais veio mudar a forma como comunicamos em sociedade para sempre, resultando numa transformação de comportamentos de compra e consumo.

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A evolução tecnológica, em particular a Internet, veio permitir o acesso rápido e em grande escala a todo o tipo de informação, criando necessidade de haver filtragens, que podem ser por meio de motores de busca ou nas redes sociais através da partilha de conteúdos e opiniões dos seus utilizadores.

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que ganharam grande popularidade nas redes sociais. Estes influenciadores criam uma grande variedade de conteúdos que acabam gerando um número de fãs que seguem as suas atividades com grande interesse e eventualmente partilham com outras pessoas.

Estas celebridades digitais destacam-se pela criação de conteúdos criativos para os seus blogs e nas redes sociais que atingem diversos públicos e que normalmente falam sobre temáticas genéricas, como a sua própria rotina diária.

Ser influenciador digital está ao alcance de qualquer um, é uma profissão com grande crescimento em termos mundiais e Portugal não é exceção, comprovando isso é o crescimento do recurso ao marketing de influência, sendo muito procurada pelas empresas, principalmente em nichos de mercado muito difíceis de alcançar.

Um influenciador digital não se resume unicamente ao elevado número de seguidores, havendo influenciadores com comunidades pequenas de fãs que são muito relevantes em determinados nichos de mercado.

Como ser um influenciador digital?

Para ser um influenciador digital, o primeiro passo é estudar as melhores formas de comunicar nas redes sociais e sobre a temática que será abordada nos seus conteúdos. Segundo passo é definir uma estratégia focada no mercado alvo que será alcançado. O terceiro passo é escolher os meios, seleção das redes sociais e utilização de blog ou web site.

Ser um influenciador digital é demorado, no início é importante haver criação de conteúdos de grande qualidade e que sejam relevantes para o público alvo, de forma a criar uma comunidade que se interesse e que interaja.

Devem sempre apostar na originalidade e criatividade, de forma a se destacarem na multidão. Ser muito persistente vai ajudar muito na fase inicial, onde os resultados podem ser menos animadores. Devem criar parcerias com outros influenciadores que estejam na mesma área de forma a conseguirem juntos chegar a mais pessoas.

A importância dos influenciadores digitais!

Os influenciadores digitais estão entre os elementos decisivos no momento de uma compra, permitindo uma aproximação entre uma marca e o seu público alvo. Vários estudos demonstram que a maioria dos consumidores utiliza as redes sociais como guia nas decisões de compra, o que torna os influenciadores digitais mais importantes neste processo.