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O mundo das redes sociais é impressionante, o seu impacto e a forma como influenciam os nossos comportamentos é cada vez mais intenso.

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As redes sociais são acima de tudo espaços de socialização, onde maioritariamente se partilham textos, fotografias e vídeos. O video ainda não estava verdadeiramente explorado na sua totalidade, principalmente a componente do divertimento acessível a todos, algo que o TikTok veio colmatar essa lacuna com muito sucesso.

Tudo começou na Musical.ly, uma rede social que foi muito popular entre os mais jovens através da criação de pequenos vídeos maioritariamente sobre músicas, desafios e experiências. O seu crescimento foi muito rápido, despertando o interesse de algumas empresas na sua aquisição, que veio a acontecer em 2018 pela startup chinesa ByteDance, que depois migrou todos os conteúdos e utilizadores presentes na Musical.ly para a sua rede social TikTok, que tinham criado em 2016, mas sem grande sucesso.

Foi nesse momento o ponto de viragem, com os novos utilizadores e conteúdos, permitindo destacar o TikTok em todo o mundo. O constante melhoramento das suas funções veio permitir a edição cada vez mais fácil dos seus famosos vídeos com duração até 15 segundos, fincando ao alcance de todos a sua produção.

Durante a pandemia de Covid-19, a rede social TikTok têm apresentado taxas de crescimento muito altas em todo o mundo, ultrapassado as maiores redes sociais do momento, como o Instagram e o Facebook na maioria dos países.

A febre do TikTok também chegou a Portugal, onde só nos últimos dois meses, teve uma taxa de crescimento de 36%, que corresponde a 500 mil novos utilizadores activos, esta rede social já era muito popular antes da pandemia entre os mais jovens, mas agora atrai utilizadores de todas as idades, tornando-se abrangente a todas as faixas etárias.

O TikTok é altamente viciante e vai continuar a crescer de uma forma elevada nos próximos tempos, é sem duvida uma rede social a ter em conta nas estratégias de comunicação das empresas, principalmente neste momento, onde ainda poucas empresas a incluem nas suas estratégias de marketing digital, fazendo que seja uma grande oportunidade de destaque com um baixo investimento.