A sociedade atual revela sinais de mudanças radicais nos comportamentos devido à pandemia de Covid-19, algo que vai alterar os modelos das organizações.

Publicidade

Com base na minha experiência, reuni as três principais tendências para o mundo pós-pandemia:

Educação Online

A educação online têm evoluído muito nos últimos anos, tornando-se cada vez mais acessível, principalmente para quem não têm alternativas devido à sua localização ou aos seus baixos rendimentos financeiros, criando oportunidades de ensino para todos, promovendo uma democratização do conhecimento sem precedentes.

O desenvolvimento tecnológico e o crescimento da Internet têm sido os grandes impulsionadores da educação online, tornando-a mais interativa e aumentando a sua utilização. Já era uma tendência em crescimento, que neste momento devido a pandemia, teve um impulso inimaginável.

Comércio eletrónico

O comércio eletrónico está a ter uma verdadeira explosão, nas últimas semanas em Portugal, no segmento não alimentar passou de uma quota de 8% para 32%, em sentido contrário, as lojas físicas tiveram uma redução enorme, de 92% para 68%.

Nas últimas semanas, muitas pessoas tiveram as suas primeiras experiências no comércio eletrónico, por necessidade ou por segurança, tornando a sua abrangência cada vez mais alargada, que vai perdurar depois da pandemia, com grandes consequências no comportamento de consumo.

Teletrabalho

Devido ao Coronavírus, vivemos a maior experiência de trabalho remoto de sempre que vai ter um impacto na sociedade e no mercado.

Esta experiência de teletrabalho em grande escala, não intencional, está a ser vivenciada globalmente por centenas de milhões de pessoas, que vão descobrir as suas vantagens e desvantagens e possivelmente, quando passar a crise do coronavírus, será usada com mais frequência globalmente.

Estas são as três tendências principais que na minha opinião vão fazer a diferença no mundo pós-pandemia, com grandes impactos na sociedade. A forma como vivemos vai mudar para sempre.

error: