Vivemos numa era digital cheia de novos desafios e de uma transformação da sociedade em todos os níveis, principalmente em termos laborais.

Publicidade

Nos próximos anos, as profissões vão ser muito diferentes daquilo que são hoje, as competências dos funcionários vão mudar radicalmente, alguns estudos indicam que cerca mais de metade das profissões que serão mais procuradas dentro de 10 anos ainda não existem actualmente.

Com base em várias informações e estudos, criei uma lista com as profissões do futuro:

Especialista em inteligência artificial
A inteligência artificial é uma das áreas com maior crescimento nos próximos anos, vão ser necessários profissionais altamente qualificados para criar sistemas inteligentes e em machine learning, função usada para preparar as máquinas a simularem os processos de decisão do cérebro humano.

Especialista em cibersegurança
A proteção e privacidade de dados pessoais e empresariais é algo cada vez mais importante actualmente, devido essencialmente as informações que disponibilizámos online. Estes profissionais vão garantir a segurança das informações mais sensíveis nas empresas.

Criador de conteúdo online
São os responsáveis pela criação e edição de artigos, vídeos e imagens para web sites ou plataformas online, muitos são influenciadores digitais nas redes sociais. É claramente uma profissão em crescimento actualmente.

Operador de drones
O crescimento da industria de drones vai ser elevada no futuro. A utilização de drones é cada vez mais popular, principalmente na área de fotografia e vídeo e no envio de encomendas.

Especialista em impressão 3D
O potencial da impressão 3D é enorme e a sua abrangência em vários sectores de actividade é clara, fazendo com que a procura destes profissionais seja muito elevada.

No futuro, muitos dos trabalhos vão ser substituídos por robôs, muito devido ao desenvolvimento da inteligência artificial, mas será também uma oportunidade para o nascimento de novas profissões e negócios para os empreendedores de sucesso.

error: