O Instagram é a rede social que têm crescido mais nos últimos anos em todo o mundo e onde têm nascido os principais influenciadores digitais.

Publicidade

A rede social visual, onde as imagens e os vídeos são os seus principais conteúdos conta actualmente com mais de 1,2 mil milhões de utilizadores e é a preferida pela maioria das marcas ou organizações para divulgar as suas actividades, serviços ou produtos.

Os números são impressionantes. O Instagram é utilizado diariamente por mais de 500 milhões de pessoas, são publicadas cerca de 60 milhões de fotografias e é a rede social que apresenta a maior taxa de envolvimento.

Considero que para ter sucesso no Instagram, é importante ter em conta os seguintes pontos:

Público alvo
Para uma estratégia de sucesso é fundamental determinar o público alvo da sua marca ou organização e saber com quem vai comunicar é determinante para conseguir alcançar grandes resultados. Tente conhecer a faixa etária dos utilizadores da sua marca, o que gostam de fazer e os assuntos que preferem, dessa forma vai permitir ter informações para criar conteúdos que sejam do interesse do seu público.

Original e criativo
Um dos factores mais importantes é saber destacar-se da multidão e criar conteúdos únicos é essencial para cumprir esse objectivo. Comunicar com fotografias originais e com qualidade evitando bancos de imagens e contratando fotógrafos profissionais é o caminho para o sucesso. Nos vídeos deve ser criado um guião, usar teleponto e ter em atenção a qualidade do áudio.

Interaja com os utilizadores
As redes sociais são redes de ligações entre utilizadores e as interações são fundamentais. Numa loja física é importante ser simpático e agradável com o possível cliente, nas redes sociais devemos agir da mesma forma, respondendo a perguntas rapidamente, agradecendo um determinado comentário, sendo sempre educado e, acima de tudo, falando a linguagem do seu público alvo.

Saber usar hashtags
Saber usar as hashtags é importantíssimo para o sucesso de uma publicação, permitindo que seja mais facilmente encontrada. As hashtags devem ser utilizadas nas publicações depois de uma breve descrição. Para usar as hashtags de uma forma eficiente, deve analisar a imagem ao pormenor e escolher as que estão relacionadas com a sua publicação. Recomendo que não utilize mais de 20 hashtags por publicação. Deve utilizar algumas plataformas digitais de pesquisa de hashtags, como por exemplo a TagsFinder.

Parcerias
Fazer parcerias com outros utilizadores, marcas ou organizações que estejam relacionadas com o seu público alvo vai ajudar no crescimento da sua base de seguidores. Parcerias com influenciadores digitais é uma excelente opção para conseguir resultados rápidos e consistentes. Nas parcerias deve sempre analisar o números ao pormenor, verifique se os seguidores dos parceiros são reais e se têm interações nas publicações. Uma dica importante, na escolha do parceiro é ter em atenção que quantidade não significa qualidade, pois já realizei campanhas com pequenos influenciadores que tiveram melhores resultados do que com influenciadores com muitos seguidores.

Ter sucesso no Instagram deve ser sempre sustentado por um planeamento com base numa estratégia com objectivos e fases especificas ao logo do tempo. Devemos sempre oferecer ao nosso público alvo conteúdos que sejam do seu gosto e por vezes surpreende-lo. Comece hoje a sua caminhada rumo ao sucesso no Instagram.