Quantcast

A região algarvia tem sido a que mais cresce nos últimos anos em Portugal e tudo aponta que continue a ser, principalmente alavancada pelo sector do turismo, que apresenta recordes sucessivos a nível nacional.

Segundo os últimos dados conhecidos do Instituto Nacional de Estatística, em 2016, o Algarve teve o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), fixando-se nos 2,6 por cento. Em 2015, já tinha sido a região com maior crescimento, apresentando nessa altura 2,7 por cento.

Publicidade

Todos os indicadores apontam para um aumento constante das atividades ligadas ao ramo do comércio, transportes, alojamento e restauração, todas com forte ligação ao turismo, principal sector de atividade da região e com grande contributo para o crescimento económico do nosso país. É também uma das regiões que apresenta um dos maiores valores em termos de riqueza distribuída por habitante, que é de 17 mil e 871 euros, ficando nos últimos anos só atrás de Lisboa. Estes valores podem estar também relacionados com as horas de trabalho e, segundo dados recentes da Portdata, o Algarve é onde se trabalha mais no país, quebrando um mito de que se trabalha mais no Norte do que nas restantes regiões de Portugal.

É também, na minha opinião, uma região com muita qualidade de vida, um clima espetacular, aliado a boas condições das suas praias de areia branca e águas amenas, uma natureza com características únicas onde a Ria Formosa é um dos seus elementos mais expressivos. Tenho acompanhado nos últimos anos a evolução que a região tem conhecido, principalmente no desenvolvimento do turismo, a sua principal fonte de riqueza, cada vez menos sazonal, com apostas fortes no turismo sénior e com programas culturais como o «365 Algarve».

A região também é um exemplo em termos de dinamização e inovação económica, com criação de condições de atração e desenvolvimentos de ideias empresarias, através das varias incubadoras e projetos de promoção do empreendedorismo. Destaco alguns bons exemplos, o CRIA em Faro, a Startup Portimão e o Loulé Design Lab.

Tenho a convicção que vai ser uma região ainda mais dinâmica e apelativa para atração de novas ideias de negócio de empreendedores portugueses e estrangeiros, sobretudo através das excelentes condições que oferece em termos de qualidade de vida. Tornando a criação de startups um complemento económico importante de menos dependência do turismo. Por esses motivos escolhi o Algarve, em particular a cidade de Loulé, para fixar a sede da minha empresa, a 3WX Digital Creative Agency, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores e criativos, tornando- se a nossa principal base de operações no desenvolvimento web e marketing digital com a criação de um centro tecnológico brevemente.