Quantcast

Fábrica de Startups, Gesentrepreneur e Territórios Criativos unem forças no lançamento do concurso Tourism Co-Lab, voltado à busca de ideias inovadoras que visem solucionar desafios no âmbito do setor de Turismo.

Publicidade

Três entidades líderes no cenário empreendedor nacional e internacional, a Fábrica de Startups, Gesentrepreneur e Territórios Criativos, uniram forças para anunciar o lançamento do Tourism Co-Lab. Este concurso de ideação e programa de pré-aceleração no setor do Turismo é uma iniciativa do Programa Fostering Innovation in Tourism 2.0, promovido pelo Turismo de Portugal. Seu objetivo é fomentar a concepção de ideias inovadoras e disruptivas para solucionar os desafios atuais no campo do Turismo.

Este consórcio agrega um conhecimento acumulado de aproximadamente duas décadas na promoção do empreendedorismo em Portugal. O programa aceita inscrições tanto individuais quanto em grupo, com o propósito de capacitar empreendedores em todas as regiões do país. O intuito é estimular a formação de novos empreendimentos na esfera do Turismo e democratizar o acesso à informação sobre a criação e gestão de empresas, bem como aos incentivos para investimento regional.

“Este é um programa que irá capacitar muitos empreendedores e onde irão surgir várias ideias de negócio para impulsionar ainda mais o turismo em Portugal. Além disso, este programa resulta do trabalho conjunto de 3 entidades repletas de experiência na capacitação e apoio ao empreendedorismo, pelo que estamos muito entusiasmados com o que aí vem”, sublinha António Lucena Faria, CEO da Fábrica de Startups, uma das três entidades coorganizadoras do programa.

Após um período desafiador para o Turismo, há um otimismo renovado quanto ao seu futuro. Para ajudar a impulsionar esta retoma, o desafio lançado pelo Tourism Co-Lab pretende apoiar na geração de ideias e soluções inovadoras que possam contribuir para a revitalização do setor.

“Acreditamos que este programa pode desempenhar um papel importante na promoção da geração de ideias e criatividade no Turismo. Estamos confiantes no impacto positivo que as ideias vencedoras podem ter no setor e estamos ansiosos para apoiar na sua implementação” afirma Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos.

Já Francisco Banha, CEO da GesEntrepreneur, aponta para o “impacto holístico do Tourism Co-Lab, que ao reunir, em um único projeto, 3 das Entidades com maior experiência nacional ao nível do desenho e implementação de Programas de Ideação e Pré-Aceleração, colocará ao dispor dos participantes as melhores práticas de capacitação e cocriação do mercado, beneficiando em simultâneo do acesso privilegiado a uma rede de mais de 70 Parceiros Institucionais efetivos que os irão acompanhar ao longo do seu percurso nesta iniciativa”.

Para além do apoio do Turismo de Portugal, o Tourism Co-Lab contará com o suporte institucional da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, ISEG, InUniversidade dos Açores, CinTurs, Universidade Europeia, Católica Consulting Linked, entre outros, e de parceiros empresariais como o Grupo Vila Galé, Grupo Pestana, Atrian, AERLIS, World Business Angels, DENGUN, Neomarca, Guess What, VersoMove, e a Fundo de Maneio.

O Tourism Co-Lab, com um âmbito de cariz nacional (através da sua implementação presencial em 4 cidades de Portugal Continental, assim como nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores) irá consistir em duas fases distintas: um concurso de ideação composto por Bootcamps de trabalho intensivo onde será promovida a geração de mais e melhores ideias de negócio; e um programa de pré-aceleração, com as melhores ideias selecionadas da primeira fase.

As candidaturas poderão ser efetuadas em www.tourismcolab.pt até ao dia 24 de setembro.