Portugal alcança a 26ª posição, subindo duas posições em relação ao ranking do ano passado, entre os melhores países do mundo para criar e desenvolver startups, sendo o 16º na Europa.
Além disso, constatou-se que há seis cidades portuguesas classificadas entre as mil melhores do mundo para receber startups, com Lisboa liderando a classificação no país, ocupando a 62ª posição global e a 16ª posição na Europa, segundo um estudo realizado pela HelloSafe, uma plataforma que compara produtos financeiros, com base em uma base de dados fornecida pela StartupBlink.
A capital de Portugal é a única cidade portuguesa no top 100 global em 2023. Os três primeiros lugares no ranking global são ocupados por São Francisco, Nova Iorque e Londres.
A segunda cidade portuguesa mais bem classificada é o Porto, ocupando o 147º lugar, com um mercado de startups focado principalmente em e-commerce e retalho. Em terceiro lugar está Braga, posicionando-se na 424ª posição a nível mundial, seguida por Coimbra na 557ª posição, Leiria na 639ª posição e Aveiro na 739ª posição.
No entanto, o Funchal não foi incluído nesta lista das melhores cidades para startups em 2023, apesar de ter sido mencionado nos dois anos anteriores.