A startup Etsy é uma plataforma online criada em 2005, com o objetivo de vender produtos feitos à mão de artistas independentes.

Publicidade

Criada por Rob Kalin, Jared Tarbell e Haim Schoppik, tentou desde do início resolver um problema, a ligação dos artesãos com clientes que procuram produtos principalmente nas áreas das joias, roupa, decoração, brinquedo, beleza e arte.

A plataforma norte-americana, conseguiu em apenas dois anos desde da sua fundação, alcançar mais de 500 mil utilizadores e receitas de mais de 26 milhões de dólares. Chegando a 2018 com mais de 2 milhões de comerciantes, vendendo cerca de 50 milhões de produtos.

A Etsy usa uma filosofia que assegura um impacto positivo e sustentável na comunidade. Uma das medidas implementadas é um programa de compensação das emissões de carbono do transporte das encomendas enviadas.

Com sede em Nova York e escritórios em Berlim, Dublin, Hudson, Londres, Nova Deli, Paris, França, São Francisco, Toronto e Chicago, a Etsy têm atualmente mais de 1400 colaboradores, 85 milhões de produtos listados. Em 2020 atingiu um crescimento 128,7% e vendas de 1725 milhões de dólares e lucros de 348 milhões de dólares.