Publicidade

O mundo está cada vez mais digital, com a economia mundial a ser transformada em algoritmos numa partilha constate através das plataforma digitais. 

Segundo dados recentes da Comissão Europeia obtidos através de um inquérito, Portugal é o terceiro na União Europeia com maior percentagem de trabalhadores que, em algum momento, já prestaram serviço para uma plataforma digital com 11,5%, o nosso país só fica atrás da Espanha com 12,5% e do Reino Unido com 12%. Estes dados vêm demonstrar que somos um dos lideres da transformação digital que têm vindo a acontecer nos últimos anos, com a nossa sociedade a aceitar e a adaptar-se a estas novas realidades de uma forma rápida, como já tinha acontecido no inicio das comunicações móveis. 

Cada vez mais com a chegada de mais de plataformas digitais ao mercado, o mundo do trabalho está a mudar, tornando-se mais independente e invisível, este ultimo aspecto é referente à dificuldade dos governos em identificar ao pormenor o número de pessoas que trabalham para as plataformas digitais .

O conceito das plataformas digitais está inserido na economia partilhada, um modelo económico que se desenvolve através da partilha de bens, serviços, recursos humanos, conhecimento e também uma forma de rentabilizar ativos pouco utilizados. O crescimento das plataformas digitais têm destacado este modelo económico da partilha, que nos faz lembrar o início das transacções comerciais entre humanos, quando não existia dinheiro e se trocava por outros produtos.

O sucesso das plataformas digitais é mais claro em Portugal na área dos transportes, onde actualmente os motoristas já representam metade dos taxistas. Segundo dados da Federação Portuguesa do Táxi, o nosso país têm 38 823 motoristas autorizados a prestar serviço de transporte individual de passageiros. Destes, 13 015 estão autorizados a trabalhar para as plataformas digitais e os restantes 25 808 têm a licença de taxistas. As estimativas apontam que nas grandes cidades como Lisboa e Porto e na região do Algarve, o número de veículos que trabalham para as plataforma já ultrapassam os táxis. 

Todos estes dados demonstram a existência de uma grande transformação do mundo do trabalho, onde as profissões tradicionais estão em plena digitalização, na forma como angariam clientes  e recebem os pagamentos, somos cada vez mais controlados por algoritmos. Bem-vindo à Era Digital!