Publicidade

A aplicação FaceApp tornou-se um sucesso global, contagiando a maioria dos utilizadores das redes sociais de uma forma muito perigosa.

A FaceApp é uma aplicação de filtros faciais que utiliza inteligência artificial para apresentar grandes resultados, principalmente com o seu filtro de envelhecimento, que se tornou uma tendência em todo o mundo com mais de 100 milhões de transferências nas principais lojas de aplicações, Google Play Store e Apple App Store.

A aplicação foi desenvolvida pela empresa russa Wireless Lab, e permite para além de envelhecer, também maquilhar, mudar a cor do cabelo e diversos aspectos faciais, tudo de uma forma gratuita e rápida. Mas quando não pagamos por algo, é porque nós próprios somos o produto.

É comum quando utilizamos aplicações gratuitas, haver sempre uma recolha de dados para que o negócio dessa aplicação seja rentável, como acontece com as aplicações das redes sociais, mas neste caso isso acontece de uma forma muito abusiva.

Se acedermos aos termos e condições desta aplicação, podemos verificar que não estamos a enviar só as informações da fotografia, mas também outros tipos de informações, como actividades online, informações do telemóvel, o IP e metadados.

Pode-se ler na Política de Privacidade da FaceApp “Usamos ferramentas de análise de terceiros para ajudar a medir o tráfego e as tendências de uso do serviço. Estas ferramentas reúnem informação enviada pelo seu dispositivo ou pelo nosso serviço, incluíndo as páginas web que visita, add-ons, e outra informação que nos ajude a melhorar o serviço. Usamos esta informação analítica juntamente com informação analítica de outros utilizadores, para que não possa ser usada para identificar qualquer utilizador individual em particular”.

O mais grave é que ainda prevê “ao registar-se e usar o serviço está a concordar com a transferência (…), o uso e divulgação de informações sobre si conforme descrito nesta Política de Privacidade”. O que mostra a massiva recolha de informações que é efectuada, desde de fotografias que podem ser usadas livremente sem o nosso conhecimento.

É claramente uma aplicação que não recomendo, pode ser divertida mas têm uma série de riscos muito graves em termos de privacidade que nos podem prejudicar. Devemos ter sempre cuidado com tudo o que seja grátis, porque como se costuma dizer, não há almoços grátis.