Quantcast

O sucesso de um empreendedor deve-se a um conjunto de hábitos e comportamentos que são adquiridos e praticados ao longo da sua caminhada empreendedora.  

Publicidade

Eu costumo dizer que um empreendedor é aquele que identifica um problema e transforma-o numa oportunidade. É aquele que é criativo, inovador e muito persistente, que estabelece estratégias que vão mudar o futuro com grandes resultados, aquele que faz nascer projetos que têm impacto na vida das pessoas.

Ser empreendedor não se trata necessariamente da criação de um negócio, mas ter iniciativa e audácia. Ser um empreendedor de sucesso é ter inatas características especificas. Considero as mais importantes: 
 
Iniciativa 
Ter iniciativa é fundamental num empreendedor de sucesso, existe sempre uma grande necessidade busca em permanência de novas oportunidades e ficar atento às tendências que podem trazem mais valias e valor acrescentado.

Autoconfiança  
Uma pessoa auto-confiante gosta e acredita em si mesma, está disposta a assumir riscos para alcançar determinados objectivos. É uma capacidade decisiva de um empreendedor. 

Persistência 
A persistência está ligada a todo o ecossistema do empreendedorismo, é agir perante um grande desafio repetidamente, efectuando todas as etapas que precisas para que seja alcançado o objectivo definido. É uma qualidade que permite quebrar limitações.

Resiliência
Defino a resiliência na habilidade de utilizar as experiências de fracasso como uma forma de aprender e evitar problemas idênticos. É uma característica única, que permite vermos as adversidades como uma oportunidade de sermos melhores. 

Ambição
A ambição está ligada aos nossos sentimentos e emoções, é uma das principais energias do empreendedorismo,  servindo para cultivar um desejo por transformação e realização de objectivos. 

Visão
Ter visão no empreendedorismo é ver um problema e transforma-lo numa oportunidade de criar uma ideia inovadora para a sociedade que crie uma mais valia e traga algo positivo.  

Influência 
Construir uma boa rede de contactos e conseguir ser influente dentro da área de actuação é fundamental para um empreendedor de sucesso. É das tarefas mais difíceis e desafiantes, que se for bem executada vai trazer ganhos importante para o nosso caminho empreendedor. Deve-se investir tempo e dinheiro nesta característica de uma forma permanente.