Publicidade

Mais de 12900 visitantes e 130 expositores estiveram presentes entre os dias 12 e 13 de Março em Barcelona no maior evento profissional europeu de marketing digital e comércio electrónico.

Foi uma viagem intensa que me permitiu ficar a par do que melhor se faz na área digital na europa. Fiquei muito surpreendido em descobrir uma série de inovações que estão a ser implementadas com sucesso, principalmente nas lojas online.

No primeiro dia do evento o check-in foi rápido devido a utilização de QR Codes nos bilhetes. No primeiro contacto com o recinto tentei fazer uma breve visita para tentar perceber aqueles stands que seriam mais interessantes para conhecer. Os que mais me chamaram à atenção foi o projecto Mamis Digitales, que têm como objectivo transformar mães nas melhores gestoras de comunidades online e colocá-las em contacto com empresas que precisam dos seus serviços. Achei muito interessante e fui conhecer mais ao pormenor. Deparei-me com uma dinâmica única durante a feira, onde a equipa deste projecto esteve sempre a realizar entrevistas com os participantes e oradores muitas delas em directo nas redes sociais. Como tinha um acesso VIP consegui assistir à primeira apresentação no espaço “The Main Theater” de Ilya Shirokov, co-fundador e CEO da JOOM, um Marketplace online de produtos de origem chinesa que está a bater recordes em termos de vendas. Ilya Shirokov o criador da primeira rede social da Russia (Moi Krug), falou de como iniciar a venda de produtos para milhões de consumidores no mobile usando as redes sociais e também nas melhores praticas que devem ser adoptadas no blogs, as quais muito indicadas aos profissionais de criação de conteúdos para influenciar as vendas.

Ainda no primeiro dia assisti a uma apresentação única de dois empresários, Carlos Blanco, fundador da incubadora Conector Startup Accelerador e Luis Feliu de La Peña CEO e co fundador da Startup Verone Jewels. A apresentação destes dois empreendedores foi uma conversa informal sobre a suas experiências num formato muito disruptivo. Algo pouco usual mas gostei da experiência e destaco o exemplo que deram da Startup Glovo uma empresa de entregas ao domicílio criada em Barcelona. Esta empresa revolucionou o mercado das entregas ao domicílio e foi umas das empresas espanholas que recebeu mais investimento no ultimo ano. O seu fundador esteve focado no seu crescimento e na atração de investimento e não se limitou a possuidor a maioria do capital, o que lhe permitiu um crescimento muito rápido.

No segundo dia, assisti logo da manhã à Masterclass “As chaves do êxito do retail na era digital” administrado pelo Jorge Mas, CEO e fundador da Crearmas, um dos maiores especialistas desta área na Europa, que falou sobre as rápidas mudanças nos hábitos dos consumidores e nas estratégias inovadoras que devem ser implementadas. Falou também em alguns casos de sucesso. Depois desta Masterclass continuei a conhecer mais ao pormenor as empresas presentes e a fazer networking.

Foram dois dias muito produtivos onde tive a oportunidade de apreender e conhecer novas realidades nas áreas do marketing digital e comércio electrónico. Conheci um pouco de Barcelona e fiquei encantado com esta grande cidade cheia de vida e cultura. Foi uma experiência fantástica.