Quantcast

O poder de influenciar opiniões nas redes sociais têm cada vez mais impacto na sociedade, permitindo inspirar comportamentos mais pessoais.

Publicidade

A internet deu a oportunidade a qualquer pessoa que utilize as plataformas digitais de partilhar os seus conteúdos de uma forma simples e rápida para pequenas ou grandes comunidades.

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que ganharam grande popularidade nas redes sociais. Estes influenciadores criam uma grande variedade de conteúdos que acabam gerando um elevado número de fãs que seguem as suas actividades com grande interesse e eventualmente partilham com outras pessoas.

Estes famosos digitais destacam-se pela criação de conteúdos criativos para os seus blogs e nas redes sociais que atingem diversos públicos e que normalmente falam sobre temáticas genéricas, como a sua própria rotina diária.

Os micro influenciadores digitais são pessoas aparentemente comuns que têm uma boa reputação num nicho específico. Possuem em média, entre cinco a dez mil seguidores nas redes sociais e geram normalmente mais identificações e, consequentemente, mais atenção e engagement. Normalmente partilham conteúdos que gostam e de uma forma natural e atraem pessoas com os mesmos interesses. A maioria torna-se especialista numa determinada temática muito especifica, atraído dessa forma as marcas do mesmo segmento de mercado.

Com menos seguidores comparativamente às grandes influências digitais, mesmo assim, os micro influenciadores digitais conseguem bons desempenhos. Um estudo realizado recentemente por Johan Berger, professor da Wharton School e pela agência Keller Fay Group, mostra que os micro influenciadores têm muito mais poder de persuasão do que as celebridades digitais. O estudo, que contou com a participação de 6 mil micro influenciadores americanos, concluiu que os utilizadores se identificam mais com os micro influenciadores e aponta que 82% dos entrevistados estão mais propensos a seguir uma recomendação sua, do que um grande influenciador.

A tendência da utilização dos micro influenciadores digitais é cada vez mais forte nas estratégias de marketing digital das empresas, tonando-se quase obrigatória devido aos resultados gerados. Os micro influenciadores digitais vão ser uns dos grandes impulsionadores das marcas do futuro.