O Marketing Digital é cada vez mais importante nas estratégias de comunicação das empresas contribuindo activamente para os seus sucessos.
O mundo é cada vez mais digital, a nossa sociedade vive actualmente uma nova revolução industrial onde a internet ganha grande importância como agregador de várias ferramentas digitais que estão a mudar a nossa forma de comunicar e de viver.
Saber as tendências do Marketing Digital é crucial para definição das estratégias de comunicação, quando bem implementadas tornam-se factor diferenciador e de competitividade.
Dessa forma, decidi escolher e analisar as principais tendências de marketing digital para o próximo ano:
Inteligência Artificial
Considero a principal tendência do próximo ano, muito abrangente nos mais diversos sectores, o seu funcionamento é baseado em algoritmos, que permitem às máquinas aprenderem sem serem explicitamente programadas para esse fim.
A inteligência artificial é hoje em dia utilizada nas mais diversas formas, desde a experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais, destacando-se a utilização de bots que servem para automatizar tarefas que seguem um padrão, como a utilização por parte das empresas para responder aos pedidos dos clientes simulando interação com um humano.
Transmissões ao vivo
O vídeo em directo é importantíssimo em qualquer estratégia de marketing digital para a criação de uma relação próxima com o público alvo de uma determinada marca, permitindo uma forte interação.
Conteúdos
Foi uma das principais tendências de 2018 e vai continuar a ser. Os conteúdos são essenciais para as marcas construirem progressivamente um relacionamento de confiança com o seu público alvo e dessa forma conquistarem a preferência.
É sempre importante a implementação de uma estratégia focada no mercado alvo, porque nem todos os conteúdos que se criam são relevantes para obtenção de bons resultados em termos de posicionamento nos motores de busca e também na credibilidade da empresa
Influenciadores
É a tendência com maior evolução nos últimos anos, com impacto em grande escala na sociedade. Youtubers, instagramers, bloggers que inspiram grandes números de seguidores, despertando o investimento das marcas. Uma actividade em grande crescimento.
Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que ganham grande popularidade nas redes sociais. Estes influenciadores criam uma grande variedade de conteúdos que acabam gerando um elevado número de fãs que seguem as suas actividades com grande interesse e eventualmente partilham com outras pessoas.
Pesquisa por voz
A simplicidade de uma pesquisa por voz é clara, preferindo de uma forma rápida e fácil obter qualquer tipo de informação, segundo dados da Mobile Voice Usage Trends, aponta que em 2018, 40% das pessoas usaram pesquisa por voz.
É a grande novidade para o próximo ano e grande desafio para as marcas, que deverão criar conteúdos de qualidade com uma linguagem natural para obterem mais destaque neste tipo de pesquisas.
Estas são as tendências que na minha opinião vão fazer a diferença no próximo ano no marketing digital. Tenho a convicção que vão ser uma sucesso e permitir uma taxa de conversão muito animadora.