Quantcast

O nosso mundo está a mudar a um ritmo alucinante, estamos vivenciando uma nova revolução industrial onde os avanços tecnológicos e científicos se sucedem e têm um impacto disruptivo. Na liderança desta grande mudança estão os empreendedores, aqueles que conseguem identificar um problema e transformá-lo numa oportunidade. Aqueles criativos, loucos e muitos persistentes que não têm medo de arriscar para terem a oportunidade de mudar o futuro e fazerem nascer projetos com impacto na vida das pessoas.

Publicidade

Uma das características dos empreendedores é a busca permanente pela inovação. O facto de estarem constantemente à procura de novas ideias mostra uma capacidade ativa na sociedade. Isso faz com que surja uma abordagem de mudança de comportamentos mais rápida e participativa.

A cultura empreendedora está cada vez mais presente na nossa sociedade, em destaque constante na comunicação social, mostrando as histórias de sucesso de grandes empreendedores. Muitos desses empreendedores de sucesso tornaram-se celebridades globais, muito devido às suas ideias inovadoras que mudaram a forma como vivemos e comunicamos.

O empreendedorismo começa a estar presente na educação nos países mais desenvolvidos, em diversos níveis de ensino, mas principalmente nas universidades, onde muitas se destacam por apostarem nessa vertente com a criação de incubadoras de startups e uma forte ligação com o meio empresarial. Um dos aspetos desta mudança é a preparação para encontrar dificuldades e a qualquer momento e enfrentar riscos, tentando assustar o medo de errar, de forma que, quando isso acontecer, ser um momento de aprendizagem. A ausência de erros no empreendedorismo é, na maior parte das vezes, sinónimo de carência de inovação e de risco, por isso mesmo, deve ser encarada de uma forma mais positiva.

Ser empreendedor está ao alcance de todos, é uma característica que não se resume à criação de empresas, antes pelo contrario, é uma atitude e uma busca por novas ideias, ter iniciativa, ter ação, sempre pensando de forma diferente. São esses aspetos que contribuem para uma sociedade melhor, onde todos podem participar ativamente na mudança.

O interesse crescente pela cultura empreendedora está a mudar mentalidades, mostrando novas realidades e abrindo caminhos que nunca antes foram explorados.