Quantcast

Sejam bem-vindos à YouTubeolândia, um mundo cheio de entretenimento e diversão com uma população de 1,5 mil milhões de pessoas.

Publicidade

Este mundo nasceu no início de 2005, depois de três funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, se terem deparado com a dificuldade de partilhar vídeos de uma festa na internet. O primeiro vídeo foi publicado no dia 23 de abril de 2005, com o título «Me at the zoo», onde um dos criadores aparece no jardim zoológico de San Diego.

O YouTube foi de imediato um grande êxito. Em 2006 eram inseridos 65 mil vídeos diariamente na plataforma, com 100 milhões de visualizações todos os dias. Todo este sucesso despertou o interesse do Google, que o adquiriu mesmo ano por 1.650 milhões de dólares.

Esta plataforma contribuído para tornar o vídeo muito popular, facilitando a qualquer pessoa partilhar, produzir ou transmitir em direto sem precisar de nenhum equipamento profissional, e incentivando a sua qualidade através da partilha dos valores da publicidade.

Com o sucesso do YouTube surgiu uma nova profissão, os youtubers, indivíduos que se dedicam a criar conteúdos em exclusivo para esta plataforma, em alguns casos, altamente lucrativa.

Muitos Youtubers têm uma legião de seguidores, que os tratam como ídolos, uma influência que desperta o interesse de muitas marcas e a sua inclusão em campanhas de marketing e de publicidade.

Os vídeos são o maior consumidor de tráfego da internet, onde a plataforma do Google se destaca na liderança. Uma em cada cinco pessoas em todo o mundo passa todos os meses pelo YouTube.