Quantcast

Saber as principais tendências do Marketing Digital é cada vez mais importante na gestão das empresas, sendo um grande factor diferenciador e de competitividade.

Publicidade

Actualmente, qualquer organização necessita de uma estratégia de Marketing Digital, algo que se têm tornado quase obrigatório devido ao crescente uso de ferramentas digitais na nossa sociedade.

Dessa forma, decidi escolher e analisar as principais tendências de marketing digital para o próximo ano:

Conteúdos

Considero a maior tendência para 2018, os conteúdos são uma das principais formas para as marcas construirem progressivamente um relacionamento de confiança com o seu público alvo e dessa forma conquistarem a preferência.

É sempre importante a implementação de uma estratégia focada no mercado alvo, porque nem todos os conteúdos que se criam são relevantes para obtenção de bons resultados em termos de posicionamento nos motores de busca e também na credibilidade da empresa.

Dados recolhidos pela Smart Insights junto de 850 profissionais de marketing, apontam também no mesmo caminho.

Vídeo

É a tendência que apresenta um maior crescimento de popularidade, consumindo a maioria do tráfego da internet. Os vídeos permitem apresentar um serviço ou produto de uma forma que seja mais facilmente compreenda pelo público.

O YouTube têm contribuído muito para tornar os vídeos populares facilitando a qualquer pessoa produzir ou transmitir em directo sem precisar de nenhum equipamento profissional e incentivando a sua qualidade através da partilha dos valores da publicidade.

Inteligência Artificial

Uma das principais tendências nos próximos anos funciona com base em algoritmos, que permitem às máquinas aprenderem sem serem explicitamente programados para esse fim.

A inteligência artificial é hoje em dia utilizada nas mais diversas formas, como no Predective Customer Intelligence, que personaliza a experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais.

Influenciadores digitais

É a tendência mais abrangente nas mais diversas áreas para o próximo ano, com impacto em grande escala na sociedade.

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que ganham grande popularidade nas redes sociais. Estes influenciadores criam uma grande variedade de conteúdos que acabam gerando um elevado numero de fãs que seguem as suas actividades com grande interesse e eventualmente partilham com outras pessoas.

 

Estas são as tendências que vão fazer a diferencia no próximo ano e componentes fundamentais nas estratégias de marketing digital, tenho a convicção que vão permitir uma taxa de conversão muito animadora.