A Xiaomi impressiona o setor automóvel com a sua recente fábrica em Pequim, onde cerca de 1.137 automóveis são produzidos por dia por apenas 20 funcionários, graças a mais de 700 robôs que finalizam um carro a cada 76 segundos.
De acordo com a Xiaomi, a sua fábrica de última geração, com impressionantes 718 mil metros quadrados, foi concebida com o objetivo para integrar produção, investigação, desenvolvimento, testes e até experiência do consumidor num único espaço. O sistema Hyper Die-Casting, desenvolvido internamente, reduz o tempo de produção em 45% face aos métodos tradicionais, enquanto o sistema de inspeção inteligente X-Eye assegura uma precisão superior a 99,9% na qualidade dos veículos fabricados.

Com uma eficiência industrial impressionante, outro especto em destaque é a sustentabilidade. A fabrica está equipada com painéis fotovoltaicos que geram 16,4 milhões de kWh de eletricidade por ano, reduzindo as emissões de CO2 em quase 10 mil toneladas anuais. Cerca de 30% do alumínio utilizado provém de fontes recicladas, contribuindo para uma redução adicional de emissões por veículo.

O sucesso do modelo elétrico SU7, lançado em março de 2024, levou a Xiaomi a duplicar a capacidade de produção para responder à elevada procura, com mais de 100 mil encomendas registadas e planos para entregar 100 mil unidades até ao final do ano. A empresa já anunciou a construção de uma nova fábrica, que irá duplicar a capacidade anual para 300 mil veículos.
O modelo de produção da Xiaomi, sustentado por avançados sistemas de automação e tecnologia de última geração, está a redefinir os padrões de eficiência e sustentabilidade na indústria automóvel global. Com esta abordagem inovadora, a Xiaomi consolida-se como uma das principais líderes emergentes no segmento dos automóveis elétricos.