Quantcast

O empreendedorismo é um dos principais impulsionadores do desenvolvimento social, através da criação de emprego e inovação, a melhor forma de combater as crises económicas.

Publicidade

Empreender não se trata necessariamente da criação de um negócio, mas ter iniciativa e audácia. Pessoas de todas as idades possuem sonhos, o caminho pela conquista desses sonhos é o que determina ser uma pessoa empreendedora.

Na minha opinião, estas serão as principais tendências de empreendedorismo para o próximo ano:

Inteligência Artificial

Considero ser a maior tendência para o próximo ano, muito abrangente nos mais diversos sectores, o seu funcionamento é baseado em algoritmos que permitem às máquinas aprenderem sem serem explicitamente programadas para esse fim.

A inteligência artificial é hoje em dia utilizada nas mais diversas formas, desde a experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais, destacando-se a utilização de bots que servem para automatizar tarefas que seguem um padrão, como a utilização por parte das empresas para responder aos pedidos dos clientes simulando interação com um humano.

Recentemente aconteceram grandes avanços nesta área, como o ChatGPT, o modelo capaz de conversar e partilhar informações que é o fruto mais recente da investigação na área da inteligência artificial (IA) do consórcio OpenAI.

Empreendedorismo sustentável

Devido ao aumento da conscientização sobre questões ambientais, este tipo de empreendedorismo está diretamente ligado à promoção de novos produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, pressentindo a criação de novos modelos de negócio.

O conceito de empreendedorismo sustentável baseia-se também nos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável serem atingidos até 2030, uma agenda mundial criada pela ONU, que inclui, por exemplo, o combate às alterações climáticas, a garantia de saúde, bem-estar, educação, igualdade de género, o consumo e produção responsáveis.

Empreendedorismo de saúde e bem-estar

Com o aumento da preocupação com a saúde e o bem-estar, o empreendedorismo no setor de saúde ganha destaque, sendo uma das áreas mais promissoras. As inovações tecnológicas que estão ocorrendo nesta área contribuem para um aumento da longevidade, que vai ser acompanhado com o aumento dos produtos e serviços relacionados.

É importante mencionar que esta área é também desafiante, devido a um grande número de regulamentos, que exigem um investimento em tempo e dinheiro e a um mercado muito competitivo.

Estas são as três tendências que vão fazer a diferença no próximo ano na área do empreendedorismo e impulsionar a criação de negócios.