O marketing digital é uma das principais formas que as empresas e organizações têm para comunicar produtos, serviços e marcas diretamente com o seu público, utilizando vários recursos e plataformas digitais. As tendências de marketing digital para 2023 apontam para um futuro cheio de desafios e muitas oportunidades.
O ano de 2023 vai trazer algumas novidades. Vamos agora analisar as principais tendências de marketing digital para o próximo ano:
Influenciadores digitais
Os influenciadores digitais, sejam pequenos ou grandes, vão continuar a ser uma das principais forças impulsionadoras do marketing digital para o próximo ano.
Os influenciadores digitais estão entre os elementos decisivos no momento de uma compra, permitindo uma aproximação entre uma marca e o seu público-alvo. Vários estudos demonstram que a maioria dos consumidores utiliza as redes sociais como guia nas decisões de compra, o que torna os influenciadores digitais mais importantes neste processo.
Lives
As lives são umas das tendências de marketing digital que mais cresce e vai estar em grande destaque no próximo ano. É uma forma de marketing de conteúdo interactivo que permite aos clientes terem uma resposta imediata e às empresas e organizações mostrarem os seus produtos ou serviços.
Os vídeos em directo multiplicam-se pelas redes sociais, tornando-se comum haver lives a qualquer hora do dia, com os mais diversos objetivos, desde a partilha de conhecimentos, publicidade de serviços e produtos, entretenimento e espectáculos ao vivo de música.
Fim dos cookies
É dos temas mais falados nos últimos meses, os famosos cookies, pequenos arquivos criados quando acedemos a um website através do browser, com capacidade de rastrear o comportamento dos utilizadores, melhorando a forma como se comunica os produtos, serviços e marcas.
Uma revolução, chefiada pelo Google, que era para acontecer no início de 2023, foi adiada para início de 2024, a data limite para os profissionais de marketing digital criarem novas estratégias para recolher dados sobre leads que não sejam baseados nos cookies de terceiros, visto que o Chrome vai ficar sem suporte para qualquer tipo de arquivo que não seja do próprio Google.
O impacto na forma como os anúncios vão ser segmentados vai ser grande, visto que os cookies de terceiros permitem rastrear o comportamento e interesses dos utilizadores, possibilitando uma maior personalização.
Estas são as três tendências principais que, na minha opinião, vão fazer a diferença no próximo ano na área do marketing digital e impulsionar em grande escala os resultados das empresas e organizações.