Sejam bem-vindos à maior inovação da história da humanidade, onde uma simples ideia de negócio pode ter um impacto global na sociedade e transformar a forma como vivemos. Um mundo cheio de oportunidades e desafios.
Esta inovação começa com a criação de uma startup, que é acima de tudo, uma iniciativa de uma ou mais pessoas para criarem um modelo de negócios inovador, repetível, escalável e que gere valor.
A inovação das startups é claramente democrática, possibilita a qualquer pessoa com capacidades empreendedoras e ideias inovadoras criar negócios de grande sucesso e rapidamente escaláveis por todo o mundo.
Na sociedade portuguesa, esta inovação também se faz sentir, com um crescimento nos últimos anos do espírito empreendedor na sociedade. Considero que seja uma oportunidade de ver nascer os «novos Descobrimentos» se aumentarmos o investimento na promoção do empreendedorismo e da criação de startups.
Um dos contributos de maior relevo em Portugal na promoção das startups tem sido a criação de incubadoras, concursos de ideias e programas de aceleração, um fenómeno que permite uma ajuda importante e fundamental para capacitar qualquer empreendedor de uma estratégia empresarial com maior probabilidade de sucesso.
Nesta inovação, os pitchs estão sempre em destaque. Os pitchs são apresentações com a duração entre os três e cinco minutos com o principal objetivo de despertar o interesse do público, sejam eles clientes ou investidores. Depois de muitos pitchs, crescimento e notoriedade, um grupo restrito de startups consegue alcançar um patamar de grande importância, os unicórnios, o nome que se dá às startups com um valor de mercado superior a mil milhões de dólares, onde os portugueses já conseguiram gerar bons exemplos.
Uma inovação geradora de novas oportunidades que está a transformar a nossa sociedade a um ritmo alucinante e a criar um novo paradigma na inovação.