Quantcast

O mundo das startups está em constante transformação e o seu ecossistema está em pleno crescimento, gerando novos conceitos, que são cada vez mais populares.

Publicidade

Startup Unicórnio

Começamos pelo conceito mais conhecido, a startup Unicórnio, que foi usado pela primeira vez em 2013, por Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures, quando escreveu, no jornal norte-americano NewYork Times um artigo intitulado “Bem-vindos ao grupo dos Unicórnios: aprender com as startups de mil milhões de dólares”. O artigo foi um sucesso e fez com que o termo se tornasse associado a meta mítica do empreendedorismo. O uso do animal mitológico está diretamente relacionado com o objetivo quase inatingível de uma startup conseguir essa valorização.

Startup Camelo

Outro conceito que ficou muito popular nos últimos anos, principalmente devido aos efeitos económicos da pandemia, lançado pelo professor e investidor Alex Lazarow em 2020, a startup Camelo é baseada na resistência aos piores cenários e procura crescer de forma sustentável, aproveitando as oportunidades que vão surgindo. Este tipo de startup é focada no crescimento equilibrado e num modelo diversificado e a longo prazo.

Startup Zebra

Criado através do movimento “Zebras United”, o conceito “startup Zebra”, surgiu em 2017 pelas empreendedoras Mara Zepeda, Astrid Scholz, Aniyia Williams e Jennifer Brandel, está focado no crescimento sustentável, equilibrando sempre os resultados financeiros com o retorno positivo para a sociedade.

Startup Coelho

Não podemos esquecer o conceito da “startup Coelho”, que têm a sua origem no inglês rabbit, o nome do animal passou a ser considerado como a sigla de Real Actual Business Building Interesting Tech (“negócio real que cria tecnologia interessante”). Estas startups crescem lentamente, com grande controlo de custos e apresentam resultados constantes.

Estes são alguns dos conceitos presentes no mundo das startups, que se destacam cada vez mais na sociedade.