Quantcast

Ser criativo é o mesmo que pensar diferente, é ser original. São os criadores de ideias que acham que podem mudar o mundo, são os que efetivamente o fazem para melhor.

Publicidade

A criatividade faz a diferença como capacidade humana responsável por grandes mudanças e transformações. É a criatividade a grande responsável pela evolução da humanidade, todos os grandes génios são, acima de tudo, criativos.

Através da reflexão e do silêncio conseguimos encontrar os caminhos para a criatividade. Qualquer pessoa pode desenvolver esta qualidade e treiná-la, está ao alcance de todos este superpoder útil para as mais diversas situações.

Considero a criatividade uma das maiores qualidades dos seres humanos, é ela que faz a diferença nas mais diversas profissões, deve ser impulsionada sempre e estudada para que qualquer pessoa aprenda a ser mais criativa.

A criatividade pode ser estimulada através de um processo onde existem três ações que são colocadas em prática: a primeira é a atenção, que se refere ao momento que o indivíduo vê uma oportunidade ou problema; a segunda é a fuga, onde a pessoa deixa de pensar na realidade presente e abre a mente; por último, o movimento, o indivíduo explora a sua imaginação, gerando novas ideias e fazendo ligações inéditas.

Outra das formas para estimular a criatividade é utilizando o brainstorming, uma técnica de grupo ou individual, na qual são realizados exercícios mentais com o objetivo de explorar potencial de ideias com um baixo risco de atitudes inibidoras. Este formato é implementado em três fases distintas, onde a primeira é aquela onde são geradas as ideias, a segunda tem como objetivo esclarecer os processos e a terceira é a avaliação das ideias propostas.

É importante mudar a forma como olhamos para as coisas, muitas das vezes as nossas rotinas criam uma monotonia, inibindo assim a nossa imaginação. É importante imaginar abordagens contraditórias e, dessa forma, promover o pensamento do impossível, o inatingível, o inigualável, deixar a nossa caixa de pensamentos limitadora e pensar fora dela, explorando novos horizontes através de uma floresta preenchida por muitos obstáculos.

Aqueles que atingem níveis de criatividade elevados conseguem criar ideias de grande impacto na sociedade, são eles que têm a capacidade de mudar o mundo para melhor. Sem medo de errarem e aceitando o risco de não serem compreendidos, estão à frente do seu tempo, são os verdadeiros criadores do futuro, sonhadores realistas de uma coragem inigualável. Num mundo cheio de incertezas, os criativos vão fazer a diferença.