Quantcast

Nos últimos anos a promoção do empreendedorismo tem crescido em Portugal, tanto dentro do meio escolar como em toda a sociedade, sendo cada vez mais fundamental para o crescimento económico.

Publicidade

Existem já vários exemplos de sucesso, como as startups portuguesas Farfetch, a Outsystems, a Talkdesk e a Feedzai. Estes exemplos são prova que o nosso país tem um grande potencial para o desenvolvimento de startups. O problema é que a maioria do investimento da promoção do empreendedorismo em Portugal está centrado das grandes cidades e no litoral, onde se multiplicam as incubadoras de empresas, muitas delas de iniciativa pública, ficando para trás as regiões do interior.

O foco das iniciativas públicas de promoção do empreendedorismo devia ser as regiões do interior, de forma a combater a desertificação de uma forma eficaz, criando postos de trabalho. Nesse sentido, podem ser criadas condições para que seja possível atrair empreendedores para os territórios do interior e existem várias formas para o fazer.

1 – Melhorar a cobertura de Internet

Boas condições de internet são um factor fundamental para muitos empreendedores, principalmente na área tecnológica. É claramente uma lacuna que inviabiliza a fixação de empreendedores no interior. Este problema pode ser resolvido com a melhoria da cobertura móvel através de incentivos para instalação de antenas. Outra das soluções é a utilização de sistemas de internet por satélite, podendo haver um apoio financeiro na contratação deste tipo de serviços de forma a ser mais viável a sua utilização.

2 – Melhorar as acessibilidades

Portugal é o país da Europa com mais auto-estradas per capita, principalmente localizadas no litoral, e continuamos a construir mais, deixando o interior na maioria das vezes fora desses investimentos. A criação de novas estradas no interior é fundamental e urgente, outros países europeus já o fazem com resultados muito positivos.

3 – Mais incubadoras de startups

Devem ser criadas incubadoras de startups no interior com capacidade financeira, recursos humanos e espaços físicos para atrair empreendedores e desenvolver novos projectos. As incubadoras de startups são uma importante ajuda para a criação de novas ideias de negócio viáveis e criadoras de postos de trabalho.

Uma maior coesão territorial é um fator determinante para o desenvolvimento sustentável, não basta investir em energias renováveis e promover o ambiente, quando o interior continua completamente abandonado e esquecido.