O reconhecimento do sucesso da marca Apple é global e a sua estratégia de marketing foi a grande impulsionadora que a tornou numa das empresas mais valiosas do mundo.

Publicidade

A Apple foi criada, em 1976, por dois estudantes universitários, Steve Jobs e Steve Wozniak, numa garagem, em Los Altos, Califórnia. O primeiro produto lançado foi o computador Apple I, que era muito avançado para a época, conseguindo um grande destaque. Ao longo dos anos, a empresa foi crescendo, baseada em dois pilares importantes, a inovação e o marketing, fundamentais para o sucesso.

O seu posicionamento de marca está baseado em três características, simples, divertida e amigável, fazendo com que seja reconhecida amplamente e recomendada pelos seus clientes.

Uma das formas que a Apple utiliza para mostrar que as suas soluções e produtos são diferenciadores é criticando a grande complexidade dos seus concorrentes, onde a marca se torna numa espécie de herói com superpoderes.

Esta marca não vende só hardware, vende inspiração e motivação para mudares o mundo, como o exemplo na sua magnífica campanha lançada em 1984 «Think diferente», incentivando as pessoas a pensarem diferente.

A Apple consegue comunicar os seus valores de uma forma permanente e transversal, nos seus colaboradores, no apoio ao cliente e na qualidade dos produtos e serviços, sendo essencial para apresentar valores mais elevados.

A simplicidade no design está fortemente presente em tudo, para além dos produtos e serviços, a comunicação em termos de gráficos e de texto é simples e de fácil entendimento.

Outros dos aspectos importantes são os seus lançamentos, que criam uma grande expectativa, antes e depois, visto que os produtos só ficam disponíveis no mercado algum tempo depois.

A Apple também se transformou numa marca de moda, fazendo com que os seus clientes se sintam mais atraentes a usarem os seus produtos, como acontece quando se usa um casaco Louis Vuitton ou Chanel.

O sucesso no Marketing da Apple só é possível devido à sua aposta na inovação, sendo uma das empresas que investe nesta área e a empresa mais inovadora a nível global, segundo um ranking criado pelo Boston Consulting Group para o ano 2021.