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A entrevista TOP do Startup Blog é com o empreendedor holandês Diederik de Koning, CEO da Gift Campaign, startup de referência na venda e personalização de brindes publicitários em Espanha, Itália e França, no passado mês de maio arrancava com força também em Portugal.

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O crescimento imparável e a sua elevada capacidade de adaptação às necessidades do mercado são algumas das razões que mantêm a Gift Campaign no caminho do sucesso. O modelo misto de atendimento online e personalizado, um amplo catálogo de artigos publicitários e os preços mais competitivos são, por sua vez, as chaves para conquistar a confiança dos clientes. Isso é o que afirma Diederik de Koning, sócio fundador da empresa, com quem falamos nesta entrevista para saber mais sobre esta startup de origem catalã.

Diederik de Koning (Gift Campaign): “o que o que nos distingue é a forma como aliamos as vantagens do comércio eletrónico com o atendimento personalizado”.

Quem é Diederik de Koning?

Sou um empresário holandês, que se instalou em Barcelona há quase 20 anos com a esposa, de nacionalidade espanhola. O meu primeiro trabalho neste mercado foi como Gerente de Marketing na ITD (International Trading Design). Entretanto a empresa foi comprada pela Mid Ocean e em poucos meses começou a integração da ITD com as outras duas empresas da Mid Ocean (KCF e ARCO / Impex), projeto no qual participei integrando todos os processos de Marketing e Vendas.

Alguns anos depois de participar neste processo, converti-me em Diretor de Marketing da Mid Ocean Brands. Em 2012, devido aos efeitos da crise financeira global que começou em 2008, e que teve um forte impacto negativo na economia espanhola, a sede transferiu todas as equipas comerciais e de Marketing para a Holanda. Como eu não queria abandonar a Catalunha, concluí que era um bom momento para começar um novo desafio profissional. Foi quando fundei a Gift Campaign, junto com Oriol Badia, um antigo colega de trabalho da Mid Ocean.

Como tem sido a evolução da Gift Campaign desde a sua criação?

Tivemos um começo muito difícil. Queríamos fazer muito e criámos um site onde o cliente podia personalizar os produtos e encomendá-los online, praticamente sem qualquer intervenção humana. Mas rapidamente percebemos que a maioria das empresas prefere receber ajuda e conselhos de especialistas para personalizar de forma eficaz os seu brindes publicitários, antes de efetuar a compra. Pelo que tínhamos que acrescentar um passo ao processo de compra e investir na atenção ao cliente.

Além disso, a página web foi criada por uma empresa externa, que se limitou a fazer o que tínhamos pedido, sem dar demasiada importância ao SEO (Search Engine Optimization). Pelo que inicialmente tivemos muitos problemas em posicionar-nos corretamente nos motores de busca e, portanto, em gerar tráfego de qualidade. No final, tivemos de dar um passo atrás e criámos um site especializado em pen drives personalizadas para empresas, no qual oferecíamos como valor acrescentado o serviço gratuito de criação de uma amostra virtual para o cliente. Era uma página mais simples, mais otimizada para SEO e também com uma melhor experiência de navegação para os utilizadores. Agora o cliente já não precisava de personalizar os produtos. Bastava preencher um formulário indicando o que necessitava, anexando o logotipo e nós fazíamos o resto. Este novo conceito funcionou, pelo que decidimos criar mais páginas especializadas em diferentes categorias de produtos, como canecas e mochilas. Graças à criação desses novos sites, a faturação da empresa aumentou consideravelmente, passando de 50.000€ por ano para mais de 500.000€.

Com o tempo fomos ampliando o nosso catálogo de produtos, centralizando todas as categorias de artigos num único site, e assim surgiria o que é hoje a Gift Campaign. Atualmente oferecemos cerca de 15.000 produtos no nosso catálogo online, que vão desde memórias USB a canecas, esferográficas, cadernos, mochilas ou os gadgets tecnológicos mais inovadores, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades dos distintos clientes, de forma a encaixar à perfeição na imagem de marca de cada empresa e nas suas estratégias de Marketing.

Qual é o grande fator diferenciador da Gift Campaign?

Eu penso que o que nos distingue é a forma como aliamos as vantagens do comércio eletrónico com o atendimento personalizado. Por um lado, queremos ajudar as empresas a poupar tempo e dinheiro, dado que podem consultar facilmente o nosso catálogo online, escolher os brindes publicitários mais adequados tendo em conta o público-alvo ao qual querem chegar em cada momento e solicitar o tipo de personalização desejada em poucos passos. No nosso caso, é mesmo possível descarregar um orçamento em formato PDF ou solicitar uma amostra virtual, para ver como ficaria o artigo depois de personalizado com o logotipo da empresa. Mas também é verdade que este pode ser um processo complexo, devido às múltiplas opções de personalização e à grande quantidade de técnicas de impressão disponíveis, que podem afetar o preço e a qualidade do resultado, pelo que muitos clientes preferem receber um atendimento personalizado e saber que têm alguém do outro lado do ecrã que lhes presta atenção e que os guia durante todo o processo.

Na Gift Campaign damos as duas possibilidades ao cliente: oferecemos todas as opções de compra direta, orçamento e personalização, mas temos uma equipa de vendas especializada, que acompanha todo o processo, desde a primeira mensagem até ao momento em que se recebe a confirmação de entrega do produto em boas condições. Concluindo, somos uma empresa 100% digital, mas que continua a dar uma extrema importância ao fator humano, priorizando a atenção personalizada a cada cliente, seja por telefone ou por email.

Como imagina a Gift Campaign em 5 anos?

Tendo em conta o cenário atual, é difícil fazer planos e previsões. Este ano tem sido particularmente difícil, devido ao cancelamento de um grande número de eventos corporativos um pouco por toda a Europa (concretamente nos quatro países onde temos atividade, incluindo Portugal), devido à pandemia. E as feiras e congressos, como devem imaginar, eram uma parte importante do nosso negócio…
Felizmente, notámos uma notável recuperação durante os meses de verão, e nas últimas semanas os resultados têm sido bastante positivos. Mas até do que esperávamos. Obviamente, neste momento gostaria de dizer que a internacionalização é a nossa prioridade, e que em 5 anos esperamos estar em mais dois ou três mercados, mas preferimos ir com calma e consolidar a nossa presença nos quatro países onde estamos agora. Para isso, continuaremos a melhorar a usabilidade da página, no posicionamento online e a trabalhar na ampliação do nosso catálogo, prestando especial atenção aos brindes de empresa ecológicos, outra das áreas onde queremos marcar a diferença. E obviamente continuaremos a priorizar a atenção ao cliente, um dos nossos pontos fortes, sem dúvida alguma.