Quantcast

A vida é feita de histórias, aventuras que fazem diferença na nossa vida, e, no meu caso, uma das que teve mais impacto, foi quando decidi criar a minha empresa quando tinha 18 anos.

Publicidade

Devemos partilhar as nossas histórias, acho que são sempre bons momentos de partilha e aprendizagem e na área do empreendedorismo é algo muito importante.

Há muitos anos atrás, quando ainda era jovem e ainda não tinha falta de cabelo, estava a estudar na Escola Secundária de Mértola, no Baixo Alentejo, escola espetacular com professores muito bons que permitiam aos alunos desenvolver atividades inovadoras através de um método de ensino com uma forte componente tecnológica.

Na altura com cerca de 15 anos, participava em diversas atividades extracurriculares, uma delas era o mini canal de televisão que transmitia para todas as televisões da escola, e uma rádio que era ouvida em toda a vila de Mértola. Adorava participar nessas tarefas e ao longo do tempo, aprendi e comecei a dominar todos os equipamentos. Mais tarde, com 17 anos, devido a contingências orçamentais, a escola deixou de poder atribuir um professor para coordenar as atividades do canal de televisão e da rádio. Foi nesse momento que o diretor da escola me convidou para ser o coordenador e manter os projetos ativos, algo que fiquei surpreendido pela confiança que me estava a depositar, era uma oportunidade de aprender mais e manter os projetos ativos.

Durante esse período, estava a estudar num curso profissional de informática com uma forte componente de programação, o que me permitiu começar a dar os primeiros passos no desenvolvimento web. Por iniciativa própria, criei os websites da televisão e da rádio da escola, para melhorar os meus conhecimentos e fazer chegar esses projetos a mais pessoas. Após tantos progressos, o diretor da escola lançou o desafio para criação do site oficial do estabelecimento. Foi muito bom, passei várias semanas a programar para criar algo inovador.

No seguimento das iniciativas e trabalhos desenvolvidos na escola, fui convidado a dar uma entrevista numa revista. Inicialmente ponderei, não queria dar muito nas vistas, mas pensei que a minha história podia motivar outros alunos. A entrevista saiu e surgiram contactos para criar websites, encontrei uma oportunidade de negócio e tomei a decisão de criar uma empresa. Encontrei vários obstáculos, um deles foi ter que esperar mais alguns meses para fazer 18 anos e outro foi a necessidade de ter cinco mil euros, valor mínimo na altura de capital social.

Fiz 18 anos e rapidamente fui pedir dinheiro aos meus pais. Disseram-me logo que não e que eu estava louco e devia ir para universidade. Contornei a situação e consegui convencer um banco a emprestar-me o dinheiro, foi um processo um pouco complicado. Nasceu assim nessa altura a 3WX numa vila do interior alentejano. Posteriormente, voltei a estudar porque pensei que era fundamental para o meu crescimento profissional e pessoal. Foi um percurso muito desafiante, no início devido ao pouco conhecimento em gestão. Passei por diversas dificuldades financeiras, mas aprendi bastante nesse período. Hoje, a 3WX é uma agência de marketing digital reconhecida pela qualidade do seu trabalho e tem clientes em vários países.