Quantcast

Devido à pandemia da covid-19, vivenciamos a maior experiência de trabalho remoto de sempre, com impactos significativos na sociedade e na economia.

Publicidade

Primeiro de tudo, é importante perceber a origem e em que consiste o teletrabalho, que surgiu por volta dos anos 50, com as experiências do matemático Norbert Wiener sobre a cibernética, num momento de transição entre a economia industrial e a economia baseada no conhecimento. O teletrabalho consiste na realização de uma actividade profissional à distância.

O últimos anos, o teletrabalho têm ganho força em algumas empresas da área tecnológica, mas sempre com muitas resistências por parte das empresas e dos seus funcionários. A pandemia veio mudar tudo, com a experiência em grande escala, não intencional de teletrabalho, vivenciada globalmente por centenas de milhões de pessoas, permitiu que fossem descobertas as suas vantagens e desvantagens e na minha opinião, o teletrabalho será usado com muita mais frequência globalmente.

É sem duvida, uma das principais tendências para os próximos anos, começando já a dar sinais efectivos, como acontece com o Twitter, uma das principais redes sociais do mundo que autorizou que os seus funcionários pudessem trabalhar de forma permanente a partir de casa, caso seja essa a sua vontade.

A experiência não agrada a todos, existem muitos desafio que precisam ser ultrapassados e muitas empresas não têm perfil nem aptidão para optarem por este regime, principalmente, devido à sua actividade não possibilitar que os funcionários trabalhem em casa e não haver ajudas de custos de forma a cobrir o aumento das despesas do funcionário na sua casa.

Na minha ótica, os regime de teletrabalho vai possibilitar que muitas pessoas deixem de viver nas cidades e rumem ao interior, onde os custos de vida são muito mais baixos com uma maior qualidade de vida. Algo que já se começa a verificar em todo o Mundo, e Portugal não é exceção.

O interior tem sido abandonado e desvalorizado por todos, chegou o momento de viragem, com a chegada de pessoas vai ganhar importância e destacar as suas potencialidades. Vai ter também um impacto positivo nas cidades, como a redução da poluição.