O Marketing Digital é fundamental nas estratégias de comunicação das empresas e organizações, contribuindo activamente para os seus sucessos.

O Marketing Digital tem evoluído muito nos últimos anos alargando a sua utilização. Estar informado das suas tendências é fundamental para uma definição clara e objectiva das estratégias de comunicação.

Como é habito, decidi novamente escolher e analisar as principais tendências de marketing digital para o próximo ano:

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz já representa globalmente mais de 20% das pesquisas, é uma tendência em pleno crescimento devido a sua simplicidade, facilidade e rapidez em que um utilizador obtêm qualquer tipo de informação.

Com o crescimento dos assistentes virtuais, como o Google Assistant, Siri da Apple e o Alexa da Amazon que estão a implementar inovações permanentemente tornando cada vez mais intuitivo a sua utilização nos hábitos diários de qualquer utilizador, apresentando uma forte componente de interligação com vários dispositivos seja em casa ou no trabalho.

Varios dados apontam para um crescente interesse por estratégias de SEO para pesquisas de voz, onde o papel da inteligência artificial ganha também grande destaque, conseguindo perceber a intenção e o contexto de determinado utilizador, apresentando resultados mais certos e personalizados.

Micro influenciadores digitais

A tendência da utilização dos micro influenciadores digitais é cada vez mais forte nas estratégias de marketing digital das empresas, tonando-se quase obrigatória devido aos resultados gerados. Os micro influenciadores digitais vão ser uns dos grandes impulsionadores das marcas do futuro.

Os micro influenciadores digitais são pessoas aparentemente comuns que têm uma boa reputação num nicho específico. Possuem em média, entre cinco a dez mil seguidores nas redes sociais e geram normalmente mais identificações e, consequentemente, mais atenção e engagement. Normalmente partilham conteúdos que gostam e de uma forma natural e atraem pessoas com os mesmos interesses. A maioria torna-se especialista numa determinada temática muito especifica, atraído dessa forma as marcas do mesmo segmento de mercado.

Com menos seguidores comparativamente às grandes influências digitais, mesmo assim, os micro influenciadores digitais conseguem bons desempenhos. Um estudo realizado recentemente por Johan Berger, professor da Wharton School e pela agência Keller Fay Group, mostra que os micro influenciadores têm muito mais poder de persuasão do que as celebridades digitais. O estudo, que contou com a participação de 6 mil micro influenciadores americanos, concluiu que os utilizadores se identificam mais com os micro influenciadores e aponta que 82% dos entrevistados estão mais propensos a seguir uma recomendação sua, do que um grande influenciador.

Inteligência Artificial

Continua a ser uma das principais tendências, muito abrangente nos mais diversos sectores, o seu funcionamento é baseado em algoritmos, que permitem às máquinas aprenderem sem serem explicitamente programadas para esse fim.

A inteligência artificial é hoje em dia utilizada nas mais diversas formas, desde a experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais, destacando-se a utilização de bots que servem para automatizar tarefas que seguem um padrão, como a utilização por parte das empresas para responder aos pedidos dos clientes simulando interação com um humano.

Estas são as três tendências principais que na minha opinião vão fazer a diferença no próximo ano na área do marketing digital e impulsionar em grande escala os resultados das empresas e organizações.