Quantcast

Está acontecendo atualmente uma revolução entre as mulheres, o empreendedorismo feminino, que vai mudar o mundo para melhor nos próximos anos.

Publicidade

O empreendedorismo feminino é uma temática que ganha cada vez mais destaque e interesse devido ao seu elevado potencial para melhorar a nossa economia e sociedade, permitindo também combater a desigualdade de género que possa ainda existir.

As mulheres empreendedoras estão a crescer em todo o mundo, em alguns países, a mais de 10% ao ano, em Portugal uma em cada três empresas é detida por uma mulher e somos o 6º melhor país do Mundo para o empreendedorismo feminino, à frente, por exemplo, de países como a Espanha, Austrália ou o Reino Unido, segundo um estudo da Mastercard.

Na minha opinião, no geral, as mulheres são melhores líderes, apesar dos desafios, possuem características únicas, como a cooperação e comunicação no momento de liderar uma empresa ou equipa, conseguem avaliar melhor os recursos para alcançar metas.

As mulheres estão a conquistar espaço em áreas que antes eram maioritariamente masculinas, como o sector das startups tecnológicas, onde nos últimos anos têm havido grande aumento do número de mulheres. Pude constatar isso durante a minha participação da conferência de tecnologia e empreendedorismo, Web Summit, do ano passado, conhecendo alguns projectos muito interessantes liderados por mulheres.

Tive a oportunidade de participar em alguns eventos de empreendedorismo dedicados às mulheres e são fantásticos. Observo que é obrigatório haver uma maior participação das mulheres nos negócios e nos cargos de liderança e não compreendo a razão de isso ainda não acontecer.

O nosso modelo de sociedade deve mudar e evoluir para um modelo onde existe igualdade de género, onde as mulheres e os homens são respeitados pelas suas capacidades, acho que o empreendedorismo feminino é a melhor forma de conseguir esse objectivo.