Uma das perguntas mais famosas é “o que queres ser quando fores grande?”. Uma questão que nos persegue durante a infância até a adolescência, onde as respostas, durante muitos anos, pouco variavam entre ser bombeiro ou polícia, passando por astronauta. Num mundo cada vez mais digital, ser Youtuber passou a estar destacado nas respostas.
Numa nova geração, cheia de ferramentas digitais onde a televisão ganha cada vez menos importância como meio de comunicação, existe uma série de plataformas que proliferam na internet e que permitem facilmente publicar ou transmitir em direto um vídeo para um grande número de pessoas de uma forma livre e gratuita.
Das plataformas existentes na internet existe uma que se destaca das restantes, primeiro, por ser o segundo maior motor de busca, segundo, por ser a maior geradora de tráfego online e, terceiro, por ser uma das melhores plataformas de marketing e publicidade, contando com o investimento de milhões de empresas que criam estratégias de comunicação para chegarem ao seu mercado-alvo e conseguindo uma grande segmentação. Falamos do YouTube, criado em 2005 por três funcionários do PayPal (empresa americana de pagamentos online) Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, depois de terem deparado com a dificuldade de partilhar vídeos de uma festa na internet. Nasceu dessa forma uma das maiores fontes de entretenimento atual e um grande gerador de conteúdos na internet e criando uma nova profissão, os Youtubers, verdadeiras estrelas planetárias que produzem os seus próprios conteúdos sem necessidade de grandes produções ou edições.
Estes ídolos são aclamados por milhões por todo o mundo, principalmente entre os jovens que acompanham ao pormenor o que fazem e publicam. Tornam-se o sonho de muitos, atraídos pela fama, dinheiro e poder que conseguem gerar com simples vídeos das mais diversas temáticas, destacando-se as áreas da tecnologia, moda e lazer.
Os Youtubers são grandes influenciadores digitais, conseguem a atenção da sociedade com um impacto global. Uma influência que desperta o interesse de muitas marcas, que investem cada vez mais para chegarem ao maior numero de pessoas possíveis através deste meio. Ser Youtuber passou a ser uma profissão de muito destaque e geradora de interesse e curiosidade. Eu, quando for grande, quero também ser Youtuber.