Quantcast

Não é por acaso que a palavra «empreendedor» termina em dor. Ser empreendedor é muito desafiante, mas quando ultrapassam a dor, ninguém os conseguem parar.

Publicidade

Um empreendedor é aquele que identifica um problema e transforma-o numa oportunidade. É aquele que é criativo, inovador e muito persistente, que estabelece estratégias que vão mudar o futuro com grandes resultados, aquele que faz nascer projetos que têm impacto na vida das pessoas.

Ser empreendedor não se trata necessariamente da criação de um negócio, mas ter iniciativa e audácia. Pessoas de qualquer idade possuem sonhos, o caminho pela conquista desses sonhos é o que determina ser uma pessoa empreendedora. Nos caminhos de um empreendedor, por vezes aparecem obstáculos que, para ultrapassá-los, é necessário muito esforço que provoca algumas dores, que devem ser tratadas por um médico, que poderá ser um mentor ou um consultor com a medicação certa para que seja retomado rapidamente o caminho em direção ao sucesso.

As dores de um empreendedor são tratadas, muita das vezes, com automedicação, mesmo em situações mais graves, que fazem com que a dor aumente e dificulte ultrapassar os obstáculos que vão surgindo no caminho ou fazendo com que o ritmo diminua. Essas dores são mais frequentes no início do projeto. O empreendedor encontra desafios difíceis de ultrapassar, momentos de escolha pelo melhor caminho, indecisão e dúvida sobre sedeve continuar ou desistir. Definir a melhor proposta de valor e criar um modelo de negócio inovador e sustentável são alguns dos momentos verdadeiramente decisivos para o sucesso do projeto e para o futuro de qualquer empreendedor.

Ser empreendedor é arriscado, é importante conhecer e dominar uma série de variáveis que provocam dores nas mais diversas formas e intensidades. Prever e aprender a identificar essas dores é fundamental para aumentar a nossa autoconfiança, aumentar as nossas possibilidades e ter sucesso.

Quando criei a minha primeira empresa, aos 18 anos, estava completamente anestesiado pelo sonho de criar um negócio inovador que me permitisse criar valor. Depois passou a anestesia e vieram muitas dores cheias de desafios. O meu principal medicamento foi a persistência de seguir o meu sonho. Arrisquei tudo ciente de que ia conseguir ultrapassar todas as dificuldades. Hoje, essa empresa têm 15 anos e é reconhecida como uma das melhoras agências de marketing digital em Portugal. Continua com algumas dores, principalmente de crescimento, mas fazem parte do caminho.

Os empreendedores estão renovando conceitos económicos, ultrapassando barreiras sociais e culturais, criando oportunidades nas mais diversas áreas. As dores fazem parte do caminho de qualquer empreendedor, os melhores médicos são os nossos mentores, colegas, parceiros ou mesmo amigos que fazem tudo para se tornar mais fácil. Quando ultrapassarem as dores, nada vos pode parar.