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Um pitch é uma apresentação com a duração entre os 3 a 5 minutos com o principal objectivo despertar o interesse do publico, que pode ser investidores ou clientes. O pitch deve conter um conteúdo diferenciador e ser apresentado verbalmente.

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Deve ser construído em 6 fases:

1 – Qual é a oportunidade
2 – O mercado alvo
3 – Solução do problema
4 – Os factores diferenciadores
5 – O que está a procura
6 – Conclusão rápida

Estas fases são genéricas e podem ser adaptadas ao objectivo da apresentação, o que é importante é demonstrar claramente os factores diferenciadores, o teu conhecimento e a capacidade de execução.

Uma dica importante é a criar 2 ou 3 versões do teu pitch com o objectivo de ser adaptado ao perfil de que está a ouvir, deve ser criadas emoções ou surpresa para despertar um maior interesse.

Fase 1 e 2 – Qual é a oportunidade e o mercado alvo
Devemos iniciar um pitch indicando a oportunidade que a tua empresa está a responder, mostrando qual é o mercado e a sua necessidade. Exemplo: “Vamos resolver os problemas de atraso na distribuição de correio”. O mercado é “distribuidoras de correio” e a oportunidade “ problemas de atraso na distribuição”.

Fase 3 – Solução do problema
De seguida mostre a solução que criou para dar resposta a oportunidade, desatacando já a tua inovação. Exemplo: “Através da utilização de drones desenvolvidos com tecnologia própria com monitorização em tempo real”. Aqui detalhamos o funcionamento e destacamos a inovação “tecnologia própria”. Nesta fase é importante mostrar um auxiliar visual, amostras do teu produto ou serviço, fotos de um protótipo para facilitar a compreensão da tua capacidade de execução.

Fase 4 – Os factores diferenciadores
Nesta fase é onde acontece a magia, é decisivo reforçar e mostrar novas vantagens da nossa solução perante o mercado. Exemplo: “Os nossos drones com tecnologia própria, diferente do líder de mercado, vai permitir poupanças no transporte utilizando energias renováveis”.

Fases 5 e 6 – O que está a procura e conclusão rápida

No final do pitch, perante um investidor, deves dizer qual é a fase de desenvolvimento do teu negocio, o valor de investimento que procuras e para o qual será utilizado. Deves terminar com uma conclusão de impacto que fique na memória. Exemplo: “Possuímos um drone a funcionar e realizamos testes supervisionados pela empresa X, estamos a procura de um investimento de X euros para concluirmos o desenvolvimento da tecnologia, fabricar mais drones e concluir negociações com os primeiros clientes.” Concluindo com “estamos preparados para revolucionar um mercado tradicional com grandes prestativas de crescimento”.

Muito importante, deves sempre treinar com os teus amigos ou sócios para pedires opiniões e sugestões de melhoria, ganhando também dessa forma confiança e descontração.